
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) celebra 70 anos de existência em 2024. No rol de comemorações, o seu papel no Estado foi destaque em uma solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Ceará. O evento atendeu à solicitação do deputado estadual De Assis Diniz.
Segundo o parlamentar, o momento requer ações de reconhecimento pelo papel da Ematerce no sentido de valorizar profissionais e atividades do âmbito rural. Em seu pronunciamento, De Assis Diniz ressaltou a importância de acompanhamento às modernizações, incentivando o emprego de tecnologia para alavancar as atividades econômicas desenvolvidas no campo.
“Precisamos dar efetividade aos ciclos produtivos e só vamos fazer isso quando entendermos que agricultura é uma atividade econômica de base familiar, mas também é um negócio. Precisamos empreender e agregar valor para esses produtos”, explicou.
Quem também se fez presente na solenidade foi o deputado Missias Dias (PT), responsável por subscrever o pedido de solenidade realizado pelo colega De Assis Diniz. Conforme o parlamentar, os trabalhadores rurais merecem o reconhecimento por fazerem parte da construção do Ceará.
“Vocês são amigos e amigas dos agricultores familiares do estado do Ceará. Vocês construíram e constroem a melhoria da qualidade de vida. Avançamos muito na agricultura graças ao compromisso de cada um, e os resultados que temos hoje passaram pelas mãos de vocês”, destacou.
História da Ematerce
Fundada no dia 16 de fevereiro de 1954, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) celebra 70 anos de contribuições para o desenvolvimento agrícola e rural do Estado. Para comemorar essas sete décadas de atuação em prol do desenvolvimento do Estado, a diretoria planeja uma programação especial, que envolve exposição, capacitação e fortalecimento das comunidades rurais.
Como já ressaltado, a principal missão da Ematerce está pautada no desenvolvimento sustentável da agropecuária. Para tanto, a empresa se utiliza de processos educativos na construção de conhecimentos que assegurem a geração de emprego e renda no meio rural.
De acordo com Inácio Mariano, é motivo de orgulho uma instituição chegar a 70 anos de protagonismo no cenário agrícola cearense.
“A Ematerce tem sido uma força motriz no avanço da agricultura sustentável, na melhoria da qualidade de vida dos agricultores e no fortalecimento das comunidades rurais. Estamos ansiosos para continuar esse trabalho essencial nos próximos anos”, pontuou o presidente.