A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Emissoras de rádio poderão ter que pagar para transmitir jogos de futebol

Nesta quarta-feira (06/07) a Câmara dos Deputados aprovou alterações na Lei Geral do Esporte e devolveu o texto para análise do Senado. Entre as mudanças estão dois artigos que podem fazer com que emissoras de rádio precisem pagar para transmitir jogos de futebol.

Emissoras de rádio poderão ter que pagar para transmitir jogos de futebol
Foto: Twitter / @vitorsergio

De acordo com o documento, 5% do valor arrecadado com as transmissões deve ser repassado para os clubes mandantes. O previsto é que o pagamento da quantia seja feito pelos sindicatos das respectivas categorias no prazo de até 72 horas após o recebimento da verba.

Após a votação o deputado Victor Mendes (MDB) relembrou que nesse ano de 2022 se comemora o centenário da primeira transmissão de rádio no Brasil. Na ocasião o parlamentar também lamenta que a radiodifusão possa ser prejudicada com a aprovação do texto.

“Nós demos um presente de grego que é mais uma cobrança na radiodifusão agora com esse texto que acabamos de aprovar. Antes somente a TV pagava por transmissão e agora a rádio vai pagar também graças ao relatório apresentado e à nossa votação. Cabe agora ao Senado reverter”, declara.

As mudanças não vieram apenas para o rádio

O texto aprovado pelos deputados também traz mudanças na distribuição da arrecadação de loterias. Do total que cabe à Secretaria Especial do Esporte, o texto retira 1,13% para direcionar recursos às secretarias estaduais de Esporte para aplicação em modalidades olímpicas e paralímpicas de jogos escolares.

O projeto traz novamente a cobrança de parte dos salários e das receitas obtidas com transferência dos jogadores para financiar a Federação das Associações de Atletas Profissionais. O documento prevê também incentivos e isenções tributárias, além de assistência para atletas e ex-atletas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir