PUBLICIDADE

Empresa é autuada após descarte ilegal de entulho em Fortaleza

Um descarte irregular de resíduos sólidos foi flagrado pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) nesta terça-feira (04/11), em uma Zona de Proteção Ambiental (ZPA) situada nas proximidades do Quarto Anel Viário, no bairro Messejana. A irregularidade foi detectada pelo sistema de videomonitoramento, que acionou equipes de campo com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

No ponto indicado, os agentes confirmaram que o material havia sido despejado por um caminhão pertencente a uma empresa privada. Diante da constatação, o responsável foi autuado em flagrante e o veículo acabou apreendido, sendo levado à sede da Agefis para os procedimentos administrativos previstos em lei.

Empresa é autuada após descarte ilegal de entulho em Fortaleza
Foto: Divulgação

A legislação municipal, por meio do Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019), define o descarte inadequado de resíduos como infração grave. Nesses casos, estão previstas multa e apreensão do veículo utilizado, com valores que podem variar de R$ 202,50 a R$ 32.400,00.

Para a gerente de fiscalização da Agefis, Carolina Duarte, o resultado da operação demonstra o fortalecimento das ações de controle urbano. “É um trabalho de inteligência e de integração que nos permite realizar ações mais efetivas e entregar uma cidade mais limpa e ordenada para a população de Fortaleza”, disse.

Desde agosto deste ano, a Agefis passou a contar com uma estrutura ampliada de videomonitoramento, instalada na sede do órgão. Somente em 2025, já foram registradas 410 autuações com base nas imagens captadas por câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir