Febracis, empresa de coaching de Fortaleza, foi denunciada ao Ministério Público do Ceará (MPCE) por racismo e intolerância religiosa, devido proibir a contratação de pessoas membros da religião candomblé.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/d/q/QvYEEoSpmlbZFJnuQBmw/empresa-coach.jpg)
A denuncia foi feita no final de abril de 2023, onde foi realizada pela amiga de uma funcionária, visto que a mesma tinha medo de denunciar e perder seu emprego. A empregada registrou a foto de um slide, onde mostrava o perfil de um funcionário com a “cultura Febracis”.
O slide em questão diz que a empresa, que foi fundada no Ceará, não contrata “petistas, comunistas ou pessoas que fazem parte de religiões como candomblé e etc”.
Em outubro de 2022, a empresa também foi denunciada por outra funcionária, onde conta que foi demitida por ter declarado o seu voto ao presidente Lula nas eleições do mesmo ano.
A Ordem de Advogados do Brasil (OAB-CE) revelou que recebeu a denúncia sobre a prática de racismo e intolerância religiosa na Febracis, e que ela será analisada pelos internos da ordem, como Presidência, Ouvidoria, Procuradoria Jurídica e Comissão dos Direitos Humanos.