O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (19/01), os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Aplicada em 19 de outubro de 2025, a prova analisou o desempenho de estudantes de 351 cursos de medicina em todo o país.
Do total de cursos avaliados, 107, o equivalente a 30%, apresentaram desempenho considerado insatisfatório, com menos de 60% dos alunos classificados como proficientes. Entre as graduações analisadas, 340 são reguladas diretamente pelo MEC e 99 delas receberão sanções administrativas.

Em relação ao desempenho individual, 75% dos 89.024 inscritos no exame em 2025 alcançaram a nota mínima exigida. Ainda assim, 99 cursos foram avaliados com conceitos 1 e 2, os mais baixos da escala utilizada pelo ministério.
No Ceará, cinco cursos de medicina passaram pela avaliação e apenas um deles será alvo de sanções. A lista completa das instituições pode ser consultada nos canais oficiais do MEC.
Sanções
Para os cursos com desempenho insatisfatório, o MEC irá instaurar processos administrativos de supervisão e poderá adotar medidas cautelares. Entre as possíveis sanções estão a proibição do aumento do número de vagas, a redução da quantidade de vagas ofertadas, a suspensão do vestibular e a suspensão do acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


