Os números do último balanço no setor de turismo no Ceará divulgados pelo IBGE na última quarta-feira (11), mostraram que em outubro, o índice de atividades turísticas cresceu 10,8% no estado, um dos cinco melhores do país. Os indicadores demonstram o sucesso do segmento na economia, que tem e destaca ano após ano tanto em Fortaleza como no interior.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará promoveu mais um encontro com parceiros e associados para avaliar os resultados deste ano e projetar os avanços para o ano que vem. Os índices mostram que o setor tem se recuperado para o mesmo volume de atividade no período pré-pandemia, quando atingiu mais de 500 milhões de impacto econômico, os resultados do último levantamento já mostram um saldo superior a 300 milhões.
Como todo fim de ano, a expectativa e de rede hoteleira cheia para as festas típicas desse ano, como Natal e Ano Novo, onde a ocupação na rede hoteleira da capital deve ficar em torno dos 95%. Segundo a Secretaria de Turismo do município, são ao menos 53 setores impactados por um turista que chega a cidade, desde algum vendedor ambulante ao dono de um hotel, no que pode ser chamado de “impacto invisível”, segundo Valéria Cavalcante, integrante da secretaria.
Fortaleza no foco
A capital está entre os cinco destinos mais procurados por turistas estrangeiros que pretendem viajar no período de alta estação. É o que diz o levantamento feito pela plataforma de viagens Kayak. No ranking, o Rio de Janeiro fica em primeiro lugar, seguido de São Paulo, Florianópolis e Salvador.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.