PUBLICIDADE

Encontro de gestores reforça discurso municipalista

Nesta sexta-feira (22), alguns dos prefeitos reeleitos e eleitos do Ceará estiveram no primeiro Encontro Regional de Gestores, visando qualificar os mandatos daqueles que assumiram seus cargos em 1 de janeiro de 2025. Diversas autoridades estiveram no encontro, e reforçaram o discurso municipalista e os apoios do governo estadual e federal.

Fernanda Pacobahyba, presidenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), falou das 1.500 obras paralisadas relacionadas à educação que receberam no governo anterior, a quem ela chamou de “velhos esqueletos da política”, e disse que no Novo PAC, a educação é prioridade, como novas creches e escolas que não terão obras paralisadas por conta da falta de recursos. “Nós não admitimos não ter as nossas obras em dia”, disse ela. A presidenta também ressaltou os 8 bilhões de reais destinados para a aquisição de novos ônibus, que segundo ela, é a maior ata da história destinado para esse fim, e disse que resgataram a imagem do órgão após “vários escândalos”, e indicou que o caminho é o diálogo com os prefeitos, e que o FNDE está de “portas abertas”.

José Guimarães esteve presente no encontro e discursou

Além dela, Artur Bruno, assessor especial da Casa Civil para assuntos dos municípios, disse que só em ter uma área dedicada a esse tema, mostra a disposição do governador Elmano de Freitas (PT), de criar um elo direto com os prefeitos e prefeitas. “Não tem federação sem um municipalismo forte, com parcerias fortes”, foi o que disse o líder do governo da Câmara Federal, o deputado José Guimarães (PT), que disse ter uma recomendação do presidente Lula, que é “tratar bem os prefeitos”, pois as prefeituras são uma ponte do governo estadual com o federal, e ressaltou dos perdidos que recebe para amenizar a burocracia das emendas que tramitam e atrasam, principalmente as da Caixa Econômica Federal, pedido também destacado pela senadora Augusta Brito (PT), que segundo ela precisa de uma “ação imediata” em vias da “realização de projetos nos municípios”, destacando por exemplo a mudança no atendimento no FNDE, comandado por Pacobahyba.

A vice-governadora Jade Romero (MDB), representou o poder executivo na abertura, falando da importância da articulação do estado com os municípios do estado, e que é necessário ouvir as pessoas e fazer uma gestão próxima, sem aparecer só em períodos eleitorais, dizendo que “o desafio é esse, fazer gestão e gastando tempo com serviços burocráticos que deveriam ser mais simples”, e pediu diretamente aos gestores uma “otimização do tempo”, citando como exemplo a fundamental parceria com os bancos, com o governo do estado e facilitar a vida dos prefeitos em seus mandatos, pois, segundo ela “vivemos uma atualização da gestão pública, de respostas rápidas”,e  finalizou que governo do estado está a disposição de todos e que a eleição acabou, para que se invista nas políticas, nas pessoas, dando oportunidades em que está nos municípios. “O governo do estado do Ceará está ao lado de vocês”, completou.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir