PUBLICIDADE

Enel altera modelo da conta de luz no Ceará a partir de janeiro

A partir do dia 3 de janeiro, os consumidores cearenses passarão a receber a conta de energia elétrica em um novo formato. A alteração foi anunciada pela Enel Distribuição Ceará, que decidiu antecipar a divulgação do layout para orientar os clientes e reduzir a incidência de fraudes.

Elaborado com base em pesquisas de opinião, o novo modelo reorganiza os dados da fatura para tornar a leitura mais objetiva. De acordo com a distribuidora, as informações consideradas prioritárias agora aparecem em posição de destaque, concentradas no topo do documento.

Logo na parte superior da conta, o consumidor encontrará avisos, como notificações de atraso, alertas sobre a possibilidade de suspensão do fornecimento por inadimplência e outras comunicações de interesse direto do titular da unidade consumidora. Entre as mudanças implementadas está o reposicionamento do aviso de conta vencida e não paga, que anteriormente ficava na parte inferior da fatura.

Enel altera modelo da conta de luz no Ceará a partir de janeiro
Foto: Divulgação/Enel

Para definir as alterações, a Enel realizou entrevistas nas quais os participantes classificaram, por grau de importância, os itens que consideravam mais relevantes na conta de energia. A iniciativa também incluiu workshops com estagiários, atendentes de lojas e call center, conselhos de consumidores e colaboradores da própria empresa.

Como resultado desse processo, a distribuidora promoveu ajustes no layout da fatura, entre eles:

  • Maior evidência para o valor total a pagar;
  • Destaque para o consumo mensal, em quilowatt-hora (kWh);
  • Aumento do tamanho da fonte, facilitando a leitura;
  • Indicação clara da forma de faturamento (leitura, média ou mínimo);
  • Inclusão do canal de atendimento para parcelamento no alerta de contas vencidas;
  • Organização visual mais funcional.

Mantido no novo modelo, o QR Code para pagamento via Pix segue disponível, assim como os demais meios já utilizados pelos consumidores, como débito automático, internet banking, agências bancárias, postos autorizados, caixas eletrônicos e lotéricas. Inicialmente, a nova conta será entregue em versão impressa, durante a leitura mensal do medidor realizada pelo leiturista. Posteriormente, a empresa pretende adotar o mesmo formato na fatura digital enviada por e-mail.

Enel altera modelo da conta de luz no Ceará a partir de janeiro
Foto: Reprodução

Apesar das alterações visuais, permanecem na conta os dados já conhecidos pelos consumidores. Entre eles, o detalhamento de impostos, custos de geração e distribuição de energia, apresentados no campo “Resumo da sua conta”.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir