Um levantamento realizado pela ENEL Ceará aponta que até maio deste ano, a empresa registrou cerca de 396 colisões contra a rede de energia elétrica. O número representa uma média de 2,6 acidentes diários de veículos contra o sistema de energia.
Segundo dados do levantamento, de janeiro até maio as batidas deixaram mais de 302 mil clientes sem energia elétrica no Estado do Ceará. Fortaleza, Aquiraz, Acopiara, Caucaia e Acaraú lideram o ranking com o maior número de ocorrências registradas.
De acordo com o registro feito pela distribuidora, a região norte do Ceará totalizou 132 ocorrências, interferindo diretamente no consumo de energia de 66 mil clientes. A região sul do Estado contabilizou cerca de 132 colisões, totalizando 124 mil imóveis sem o serviço de energia.
No ano de 2024, a companhia registrou 1.112 ocorrências de interrupção de energia ocasionadas por colisões na rede elétrica. Isso provocou a suspensão no serviço de energia para mais de meio milhão de imóveis no período.
A companhia faz um alerta de segurança para que a população por situações graves, e quando acidentes envolvendo o sistema de energia forem identificados, a companhia dever ser comunicada de imediato para realizar ações preventivas na rede para garantir a segurança dos populares e minimizar a interrupção de energia nos imóveis.
Para o gerente de manutenção da Enel distribuição Ceará, Marcelo Gomes, acidentes de veículos envolvendo postes danificados apresentam perigo não só para condutores, como também para os pedestres. “Os dados chamam atenção para intensificar os cuidados e riscos. Em caso de colisão em uma estrutura, cabos podem romper e cair ao solo ou sobre o automóvel, aumentando o risco de choque elétrico’’, destacou Marcelo.
Além do contato da central de atendimento, a Enel disponibiliza outras plataformas de contato em caso de ocorrências, solicitação de serviço ou informações. Os clientes podem contatar através do aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente no iOS/ Android http; através do site da companhia www.enel.com.br; pelas redes sociais— Facebook (facebook.com/Android) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela própria central de atendimento (0800 2850 196).
Informações de Adalberto Tavares
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.