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Enel Ceará é multada em R$ 28 milhões pela Arce

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) multou em R$ 28 milhões Enel Ceará devido a ‘constantes quedas de energia e demora nas religações em todo o estado do Ceará’.

Durante o período de 2021 a 2023, a quantidade de queixas catalogadas pela ouvidoria da Arce, em relação a falta de energia, aumentou de 1.415 para 2.580, representando um crescimento de 82,3%. A Enel disse em nota oficial que recebeu a multa há cerca de doze dias e e que já foi respondida dentro do prazo determinado.

João Gabriel Rocha, presidente da Arce, diz que a entidade fez uma fiscalização na Enel Ceará com o objetivo de purar a qualidade no fornecimento de energia elétrica pela distribuidora. Com isso, foi constatado que houve um aumento tanto no número de quedas de energia, quanto na demora para o seu retorno.

“Só em 2023 foram quase 90 mil consumidores no Estado do Ceará que ficaram mais de 24 horas sem energia elétrica”, revela o presidente da Arce.

Outro ponto observado pela Arce foi que tempo médio de atendimento as emergências foi de quase 10 horas. Fora que, segundo João Gabriel Rocha, a fiscalização na empresa também notou que algumas subestações e linhas de distribuição estão sobrecarregadas, além que manutenções preventivas , que estavam previstas pela distribuidora, não foram realizadas totalmente.

Por sua vez, a Enel Ceará afirma que que o tempo médio de atendimento, na verdade, diminuiu em quase 60% entre março e julho em 2024. “A principal medida para essa melhoria foi a contratação de novos eletricistas e a aquisição de novas viaturas, para reforçar o atendimento ao cliente”, disse a empresa em nota oficial.

Além de tudo isso, a Arce diz que, entre janeiro e a julho deste ano, a ouvidoria da entidade recebeu mais reclamações do que em todo 2023, no que totaliza em 2.658 registros. “Essas reclamações se dão em várias frentes, em vários aspectos, e em relação a vários indicadores: atendimento, faturamento, atendimento a emergências, geração distribuída e ligações com obras. São vários pontos de atuação da distribuidora que têm gerado insatisfação por parte dos usuários”, disse João Gabriel Rocha.

Apesar da multa já ter sido aplicada, a Enel Ceará apresentou recurso contra a decisão, que agora está sendo analisado pela própria Arce. Se a multa for mantida, a empresa ainda pode recorrer a Agência Nacional de Energia Elétrica. “Caso a agência nacional mantenha a autuação, a empresa é obrigada a recolher a multa, independentemente de adotar as providências para melhorar o seu desempenho”, revelou o presidente.

Leia a nota completa da Enel:

“A Enel esclarece que, sobre o tempo médio de atendimento, foi reduzido em cerca de 60%, entre março e julho deste ano. A principal medida para essa melhoria foi a contratação de novos eletricistas e a aquisição de novas viaturas, para reforçar o atendimento ao cliente.

É importante ressaltar que a empresa segue trabalhando na melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização do sistema elétrico do Estado. A empresa anunciou, esse ano, um plano de melhorias para o estado, com investimentos de cerca de R$ 4,8 bilhões e a contratação de 1.800 novos profissionais até 2026. O plano tem como foco a melhoria da qualidade do fornecimento, a modernização do sistema elétrico e modernização das lojas de atendimento.

Sobre a multa mencionada, a Enel informa que recebeu há cerca de doze dias e já foi respondida dentro do prazo determinado pela ARCE.”

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