Mais de 58 mil consumidores unidades consumidoras de energia elétrica no Ceará estão prejudicadas pela falta do fornecimento de energia nesta quarta-feira (15). Os números constam no site oficial da Enel Ceará. Em Fortaleza, pelo menos 8.851 residências ou comércios estão nessa situação. São muitas reclamações com relação à concessionária, que não tem cumprido os prazos estabelecidos pera a regularização do problema.
No município de Cruz, quase 16% (15,98) da população está sem energia elétrica em suas unidades nesta quarta-feira. São 2.402 clientes prejudicados. Em Guaraciaba do Norte o fornecimento foi interrompido em 3.151 unidades (16,37%) e em Acaraú são 2.884 pontos sem energia elétrica.
A falta do fornecimento ou oscilação de energia elétrica gera prejuízos incalculáveis, desde a danos em aparelhos, alimentos ou medicamentos estragados, riscos às vidas de pessoas que dependem de equipamentos e empresas que deixam de faturar ou interrompem o funcionamento pela falta de energia. Tanto o Código de Defesa do Consumidor (CDC) como resoluções da Aneel garantem o direito do consumidor, começando pelo desconto na conta de luz pelos dias que ficou sem o serviço ou indenização por dano moral.
Segundo a Enel Distribuição Ceará, as chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas que atingem o estado desde ontem (14) afetaram o fornecimento de energia para alguns clientes, principalmente nas regiões do Litoral Oeste, Metropolitana e Norte. A empresa diz que os clientes afetados representam menos de 1,5% do total atendido pela companhia em todo o Estado. Para agilizar os atendimentos, a distribuidora esclarece que já reforçou o número de equipes em campo, contando com mais de 1.300 técnicos trabalhando nas ruas para realizar os reparos necessários na rede e normalizar o serviço o mais rapidamente possível.
Conforme a Enel, o sistema de monitoramento e alerta da empresa já registrou, só neste ano, cerca de 12 mil raios em todo o Ceará. Granja, Lavras da Mangabeira e Mauriti são os municípios com o maior registro. A região Norte foi a mais atingida, com 4.617 descargas atmosféricas.
Como registrar a falta de energia:
É possível registrar a ocorrência pela agência virtual de Enel, que pode ser acessada 24 horas por dia, através do APP Enel Ceará, pelo whatsapp (21 99601-9608) ou ainda através da Central de Atendimento (0800 28 50 196), que atende 24 horas por dia.