Em 2025, o Ceará se consolidou como líder no país em inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre estudantes da rede pública. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), quase 97% dos concluintes da educação básica cearense, cerca de 104 mil alunos, garantiram participação no exame.
Para a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, garantir apoio integral aos estudantes é prioridade. “Nosso papel, como rede pública, é garantir o apoio necessário para que cada jovem se sinta capaz de sonhar e realizar. O Enem é uma porta aberta para o futuro. É por meio dele que nossos estudantes podem acessar a universidade e transformar suas vidas”, comentou.

Helder Nogueira, secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, ressalta que o sucesso do Ceará não se limita às inscrições, mas inclui também a participação efetiva nos dois dias de provas. Para isso, a Secretaria da Educação (Seduc) investe em três ações para esse resultado:
- A expansão do ensino em tempo integral, que amplia o tempo e a qualidade das atividades escolares;
- O projeto “Enem Chego Junto, Chego Bem”, que oferece suporte desde a documentação até a participação na prova;
- O “Circuito Sou Mais Terceirão”, que envolve competições, eventos culturais e esportivos para motivar os alunos.
Essas iniciativas buscam elevar a frequência e o desempenho escolar, além de preparar os estudantes para o ingresso no ensino superior. A Seduc também promove concursos de redação e aulões preparatórios durante o ano letivo.
No período da prova, são oferecidos transporte, materiais e apoio aos estudantes. Após o resultado, a rede pública auxilia na inscrição em programas como o Sisu e o ProUni, completando o ciclo de acesso ao ensino superior.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.