Estudantes da rede pública que vão concluir o ensino médio em 2025 já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem deste ano. O benefício vale para alunos dos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas a universidades, desde que estejam matriculados na 3ª série do ensino médio neste ano.
O pedido deve ser feito até 25 de abril, diretamente na Página do Participante. O resultado sai no dia 12 de maio e, caso necessário, será possível entrar com recurso entre 12 e 16 de maio. A resposta final será divulgada em 22 de maio.
Vale lembrar que, mesmo com a isenção aprovada, será necessário fazer a inscrição no Enem no período que ainda será divulgado pelo Inep. O Enem é hoje o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, em programas como o Sisu, Prouni e o Fies. Além disso, a nota pode abrir portas em universidades de Portugal que mantêm convênio com o Inep.
Quem tem direito à isenção?
A isenção da taxa é garantida a quem se enquadra em pelo menos um dos seguintes critérios:
- Estudantes da rede pública cursando o último ano do ensino médio em 2025;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
- Inscritos no CadÚnico, com perfil de baixa renda;
- Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Quem ganhou isenção no ano passado, mas não compareceu aos dois dias de prova, precisa apresentar uma justificativa da ausência até o dia 25 de abril, também pela Página do Participante. Caso isso não seja feito, o direito à gratuidade este ano será perdido. Confira aqui o edital com mais detalhes.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.