No ano de 2024, o Ceará perdeu cerca de 1,42 TWh (Terawatt-hora) de energia elétrica por causa de furtos, segundo a Enel Ceará. Esse volume seria suficiente pra abastecer Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte juntos por um ano inteiro. Conhecidas popularmente como “gatos”, as ligações clandestinas são crime com pena prevista de até 8 anos de prisão e representam riscos à segurança da população.
Só entre janeiro e abril de 2025, a Enel já identificou mais de 11 mil casos de furto, após 46,5 mil fiscalizações em todo o estado. Com o apoio da Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS), 80 operações especiais foram realizadas, resultando em 27 prisões em flagrante.
No entanto, o problema vai além dos furtos. Até agora, 38,3 mil fraudes foram detectadas após 156 mil inspeções técnicas, além de outras 135 operações conjuntas. Isso resultou na prisão de 37 pessoas. Como informado pela Enel, parte dessa energia perdida entra na conta dos consumidores regulares porque um percentual das chamadas “perdas não técnicas” acaba sendo incluído na tarifa calculada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
“As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Também é importante pontuar que parte dessa energia furtada vai para a tarifa e acaba sendo paga pelos outros consumidores, o que pode impactar a conta daqueles que não cometem o crime”, explicou Eduardo Gomes, responsável por Leitura e Inspeções da Enel Ceará.
As ligações ilegais sobrecarregam a rede, causam curtos-circuitos e até interrompem o fornecimento para bairros inteiros. Isso porque o sistema elétrico é planejado pra uma demanda específica. Dessa forma, quando o consumo cresce por fora do radar, os equipamentos aquecem além do limite, o risco de acidente aumenta e o serviço fica comprometido para todos.
Com o objetivo de conter o problema, a concessionária de energia monitora o consumo de cada cliente e realiza fiscalizações diárias em todas as regiões do Ceará, de residências a comércios e condomínios. A ideia é identificar e regularizar interferências, tanto nos medidores quanto na rede.
Em caso de ligações irregulares, é possível denunciar de forma anônima pelo app da Enel Ceará, disponível para iOS e Android. Outro meio é pelo telefone 0800 285 0196.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.