Em meio a seca histórica que atinge a região da Amazônia e atinge toda a região Norte do Brasil, as famílias estão preocupadas com o reflexo que a crise pode provocar, principalmente, na conta de energia elétrica dos próximos meses. Isso porque, as hidrelétricas já estão sentindo o peso dos baixos níveis de água e não conseguem gerar a eletricidade em sua capacidade máxima.
No início do mês, a Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), suspendeu as atividades e não tem data para retornar às atividades. Esta é a primeira vez, desde a sua inauguração, em 2012, que ela é desligada por falta de chuvas. A usina é responsável por 4% do consumo nacional de energia em época de cheia.
De acordo com o especialista em energia solar, Lucas Melo, uma das consequências disso, é o acionamento das termelétricas para garantir o suprimento eletroenergético para os estados de Rondônia e Acre e um possível aumento na conta de energia elétrica dos brasileiros. “O custo de funcionamento das termelétricas é dez vezes mais alto que o das hidrelétricas e, isso pode acabar pesando no bolso dos consumidores de modo geral em algum momento”, explica.
Energia solar
Lucas Melo aponta como uma forte solução em meio a um possível aumento da conta de energia é a implantação de placas de energia solar pelos brasileiros. “Quem tem energia solar não fica refém das bandeiras tarifárias. Para quem não sabe, essas tarifas podem aumentar em até 25% a conta de energia e é um custo alto no orçamento de muitas pessoas. Porém, se tiver um projeto de energia solar, a pessoa não vai ter que pagar essas bandeiras, apenas a conta mínima dela que será um valor praticamente irrisório na conta”, defende o diretor.
A energia solar, ao contrário das termelétricas, é uma alternativa limpa, renovável e acessível. A captação da energia do sol por meio de painéis solares é uma opção que tem se tornado cada vez mais popular em todo o país.
Sua principal vantagem está na economia a longo prazo que proporciona aos consumidores. Os sistemas de energia solar reduzem drasticamente a dependência da energia gerada pelas hidrelétricas ou termelétricas, tornando os aumentos nas contas de luz menos impactantes.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.