A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Entenda como está a eleição na Argentina

Indo para um segundo turno, as eleições presidenciais da Argentina está sendo uma das pautas mais comentadas em todo mundo. O motivo para isso, é a grande polaridade entre os dois candidatos que estão disputando a vaga no poder executivo no país.

Javier Milei é uma das grandes forças nas eleições argentinas, onde, ao mesmo tempo que é muito apoiado por uma massa jovem, é famoso por propostas polêmicas para o país, como retirar a obrigatoriedade da escola, fazer com que sua economia seja a base de dólar e não fazer comercio com a China.

Já Sergio Massa, o atual ministro da economia, é apoiado pela atual vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner. Além disso, o candidato diz que, caso seja eleito, o seu mandato terá mais distribuição de renda, mais educação pública e mais investimento nas universidades.

Apesar de Milei ser visto como o nome mais forte nesta eleição, o primeiro turno terminou com Massa na liderança com 36,68% dos votos, enquanto seu adversário teve 29,98%. Agora para o segundo turno, pesquisa feita pelo jornal argentino Clarín, mostra Massa tendo 44,6% de votos, enquanto Milei possui a 33,2%, fora 8,3% de inecisos, 5,9% de votos nulos ou em branco e 7% que não pretendem votar.

No entando, a eleição é mais complexa que tudo isso. Para entendermos toda a situação eleitoral do país, conversamos com María Eugenia Garcia, cientista política na Argentina, sobre essa pauta.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir