
A Guarda Municipal de Fortaleza ganhou um reforço com o recebimento de mais 400 pistolas, entrega essa que deixa cem por cento do efetivo armado na capital cearense.
Esse fortalecimento do trabalho dos agentes de segurança foi possível, pela segunda vez, graças a um trabalho de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, ação conjunta reconhecida pelo prefeito Evandro Leitão.
“Essa conquista vem perfazendo um total de 829 pistolas. Nossos profissionais estão qualificados para fazer o manuseio. Temos um efetivo de 3 mil profissionais mas, deste total 48% está armado. Isso é graças a um esforço da Prefeitura e uma parceria do Governo”, detalhou.
Para este investimento foi aplicada a quantia aproximada de aproximadamente R$ 900 mil. De acordo com o governador Elmano de Freitas, a ideia é lançar novas ações e projetos em parceria para fortalecer a sensação de segurança da população da capital cearense.
O gestor, inclusive, citou exemplos de como esse trabalho conjunto tem sido efetivo na prática. “Vamos aumentar essa atuação conjunta. No Carnaval, em Fortaleza, reduzimos o homicídio em 54%. Os roubos foram reduzidos em mais de 60%, muito também graças aos mais de 900 Guardas Municipais presentes e atuantes em Fortaleza”, destacou.
Além da aquisição de armamentos, a Prefeitura de Fortaleza também realizou a promoção de 253 servidores aos cargos de subinspetores e inspetores, a concessão de passe livre no transporte coletivo para os guardas municipais. Também foi promovida a ascensão de 260 novos guardas municipais no início de fevereiro, finalizando a nomeação dos aprovados no último concurso.


