Reconhecido no meio artístico como uma das mais representativas iniciativas de arte-educação do País, o Fórum Harmônicas Brasil criado no ano de 2005 segue até esta terça-feira (19.07), com foco na música e sem perder de vista a inclusão social e, ainda, a animação cultural.
O evento que começou a partir de Fortaleza (CE), no último sábado (16.07) tem quatro episódios em plataformas digitais e uma atividade presencial, com a doação de livros didáticos e paradidáticos à biblioteca comunitária da ONG Canoa Criança, em Canoa Quebrada (Aracati), no Ceará.
Este ano, as abordagens estão baseadas no mercado da música a partir da gaita de boca, ressaltando o empreendedorismo. São três os convidados: Maurício Einhorn (RJ), Marcelo Naves (SP) e Diogo Farias (CE), que, na ocasião, são entrevistados pelo jornalista e produtor Roberto Maciel e o gaitista Jefferson Gonçalves.
Valorizar a gaita, as diferentes manifestações e os modelos mais usados dos instrumentos é a intenção do Fórum, que tem ainda, a intenção de estimular iniciativas de qualificação social e de empreendedorismo.
Os músicos
Maurício Einhorn
Filho de gaitistas imigrantes judeus, Einhorn é um músico que começou a tocar gaita de boca aos cinco anos de idade, apresentando-se no colégio franco-brasileiro do Rio de Janeiro, onde estudou até os seus 13 anos de idade.
Ele chegou a gravar, no decorrer da carreira, com grandes astros da MPB, a exemplo de Elizeth Cardoso, Maria Bethânia, Hermeto Pascoal, Ângela Rô-Rô, Chico Buarque, entre outros.
A biografia do artista, acontecimentos da trajetória profissional e ponto de vista sobre a música e o instrumento estão no Filme “Maurício Einhorn – Estamos aí” lançado em 2013, pelo diretor e, também, músico, Rodolfo Novaes.
O documentário conta também, com depoimentos de amigos. Já, em 2017, o músico recebeu homenagem de gaitistas de todo o Brasil com o álbum duplo “Viva Maurício Einhorn!”.
Marcelo Naves
Considerado referência nacional no instrumento, o gaitista que tem mais de 20 anos de carreira, participou da gravação do CD “Bluseiros do Brasil – Edição Gaitistas”.
Naves também já se apresentou ao lado de grandes nomes do Blues a exemplo de Deacon Jones, Mud Morganfield, Diunna Greenleaf, Willie “Big Eyes” Smith, James Weller, Kenny Brown e, ainda, Nuno Mindelis.
Apontado como grande revelação do VI Festival Internacional de Harmônicas, no SESC Pompéia em 2007, Marcelo Naves fez também, no ano de 2011, shows no México (Salvatierra, Tethiuacan e Cidade do México).
Ainda, em 2011, o gaitista foi convidado a representar a maior marca de harmônicas do mundo, a alemã Honner. Atualmente, Naves realiza trabalhos em diferentes estados e desenvolve também, atividade didática e de divulgação da gaita em canal próprio no YouTube.
Diogo Farias
Considerado um customizador e empreendedor, Diogo Farias é, além de médico, músico. Ele está em atividade há aproximadamente 20 anos com a banda “De Blues em Quando”.
Diogo desenvolveu um microfone para segurar e tocar gaita ao mesmo tempo, projetado para características e demandas frequentes de gaitistas como peso, posição de botão de volume, material e tamanho. Ele possuía outros microfones, mas encontrava neles, pontos que não o agradavam.
Um dos criadores do Fórum Harmônicas Brasil, Diogo já se apresentou em diversas capitais brasileiras e nos Estados Unidos.
O Show
O encerramento mostrará um trabalho que soma as experiências do gaitista carioca Jefferson Gonçalves e do Bittencourt Duo que reúne os irmãos Júlio (bateria e percussão) e Luciano (guitarra híbrida e violão), de Cruzeiro (SP). Blues, Jazz e MPB são gêneros contemplados pelo repertório, como também, expressões da música nordestina.
Os interessados em participar devem se inscrever e acionar o sino de notificações pelo canal: www.youtube.com/forumharmonicas. Já as doações dos livros podem ser feitas pelo Whatsapp: (85) 9 8144.5728. Mais informações, acessar o site: www.forumharmonicas.com.
O Fórum Harmônicas Brasil conta com o patrocínio do Sebrae, Cantina Pet e Portal InvestNordeste. Já o apoio é da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ).