Um novo equipamento desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) promete evoluir o processo de análise de solo, essencial para a agricultura. O “Sistema de Aquisição de Dados de Resistência Tênsil de Materiais, Principalmente de Agregados do Solo”, criado no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS), permite que a investigação das propriedades do solo seja realizada diretamente no campo, agilizando o processo e reduzindo custos.
Tradicionalmente, a análise de solo exige a coleta de amostras que são enviadas para laboratórios especializados, um procedimento que, embora eficaz, demanda tempo. Com o novo equipamento, que pesa apenas 18 kg, essa análise pode ser realizada in situ pelo próprio agricultor, sem a necessidade de transporte das amostras.
“O equipamento pode ser utilizado tanto em laboratório quanto no campo, mas é no campo que ele demonstra sua maior vantagem: a possibilidade de análises rápidas, utilizando uma bateria integrada, sem a necessidade de enviar amostras secas para laboratórios. Isso amplia significativamente a quantidade de áreas que podem ser avaliadas em menos tempo e com menor custo”, explica o Prof. Jaedson Cláudio Anunciato, do Departamento de Ciências do Solo da UFC e responsável pela pesquisa.
Este é o 59º invento da UFC a receber carta patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O desenvolvimento dessa tecnologia representa um avanço significativo para a agricultura, permitindo um manejo mais eficiente do solo e potencializando os ganhos em produtividade
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC