A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Erro do IBGE passa territórios do Ceará para Pernambuco

Um equívoco realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prejudicou dois municípios cearenses. Após um processo de recenseamento, realizado por uma ferramenta online, do Rio de Janeiro, faixas do território de Araripe e de Salitre, no Cariri, passaram para o Estado de Pernambuco.

A denúncia foi concedida com exclusividade à REDE ANC pelo deputado Marcos Sobreira (PDT). De acordo com o parlamentar, o erro do IBGE prejudicou cerca de mil pessoas que moram na região. “Há relato de pessoas de mais de 80 anos que habitam na região, que são cearenses, que usam os serviços públicos dos municípios do Ceará, e agora, repentinamente, se tornaram pernambucanos, Inclusive com a transferência do título ao município de Pernambuco”, explicou.

Segundo o deputado, todo o processo ocorreu sem consulta aos dois municípios, mas todos os recursos e serviços ofertados à região de Pernambuco continuam a ser custeados por Araripe e Salitre, com apoio do Governo do Ceará. “Sem contar que 100% dos investimentos dos municípios cearenses, creches, escolas, transportes públicos, postos de saúde, são custeados pelas Prefeituras em parceria com o governo do Estado. Nós não podemos permitir isso. Isso gerou dois prejuízos imediatos”, lamentou.

Segundo Marcos Sobreira, o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, se colocou à disposição para ir a Pernambuco para discutir com a Assembleia local o erro do IBGE e encontrar uma solução que evite prejuízos ao território cearense. Para o deputado, há dois prejuízos imediatos. “Primeiro: o orgulho de ser cearense. Ninguém que nasceu e se criou no Ceará, com todo respeito a Pernambuco, quer ser considerado pernambucano. Segundo: prejuízo financeiro aos municípios. Salitre, quando perdeu esse território, caiu um ponto no Fundo de Participação dos Municípios. Isso significa uma perda mensal de R$155 mil por mês”.

O deputado revelou, ainda, que Pernambuco não faz nada pela região por reconhecer que o território pertence ao Ceará. 

Confira:

A REDE ANC entrou em contato com o IBGE e aguarda resposta do Instituto.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir