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Escola cearense alcança o segundo melhor índice de Ensino Médio no Brasil

Em Ipueiras, a Escola Família Agrícola (EFA) Padre Eliésio dos Santos se destacou como a segunda melhor no ranking nacional de Ensino Médio, com um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 7,5, cuja nota máxima é 10. Este resultado coloca a EFA no topo das instituições estaduais do Brasil, ficando atrás apenas da Escola Preparatória Cadetes do Ar, de Barbacena (MG), uma escola federal.

O anúncio destacou a singularidade e a eficácia do modelo educacional da EFA, que integra campo, família e escola como pilares para alcançar tais resultados. Inaugurada em 2017, a EFA adota um modelo de internato e é a única instituição desse tipo mantida pelo Estado.

O modelo pedagógico adotado pela EFA é a “Pedagogia da Alternância”, que, conforme o Ministério da Educação (MEC), visa promover uma integração contínua entre o ambiente escolar e o cotidiano dos alunos. Isso é feito através de um sistema que alterna períodos de estudo na escola e em casa. Os alunos passam de 12 a 15 dias na escola, em regime de internato, seguidos por um período semelhante em suas residências, com atividades supervisionadas por professores-monitores.

Escola cearense alcança o segundo melhor índice de Ensino Médio no Brasil
Foto: Divulgação

Esse formato foi formalizado pelo Parecer do Conselho Nacional de Educação CNE/CP nº 22/2020 e homologado pelo MEC em agosto de 2023. A instituição conta com seis turmas de Ensino Médio e 104 alunos, a maioria filhos de agricultores, que viajam de diversos municípios cearenses para estudar em Ipueiras. Durante o período escolar, os alunos residem em alojamentos e recebem atenção individualizada dos professores, que também atuam como cuidadores.

A grade curricular da EFA inclui, além de disciplinas tradicionais, um curso técnico em Agropecuária que aborda temas relevantes para a vida no campo. A rotina escolar contém atividades em todos os turnos durante o período na escola e um retorno à família na sexta-feira à tarde para o acompanhamento do progresso acadêmico.

“A partir das aulas na escola, ele já vai escolher quais as unidades produtivas que vai desenvolver na sua casa, na sua família. Ao final do 3º ano, ele vai defender o projeto. E as unidades produtivas que escolhem pra serem implantadas é a família é que cuida”, explica a diretora da instituição, Lucélia Galvino.

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