Na edição de 2024 do prêmio Solve For Tomorrow, promovido pela Samsung, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEP) Prof. Francisco Aristóteles de Sousa, em Itaitinga, conquistou o 3º lugar entre as iniciativas finalistas. O concurso, que valoriza soluções inovadoras e de impacto social desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, teve seu resultado anunciado nesta terça-feira (03/12), em São Paulo.
Reconhecida por seu caráter inclusivo, a proposta da escola cearense foi o E-Vision, um protótipo de óculos que oferece suporte a pessoas com deficiência visual, baixa visão ou dislexia. A criação surgiu como resposta aos desafios enfrentados por um ex-aluno cego da instituição, que tinha dificuldade de acompanhar as aulas devido à demora no recebimento de materiais adaptados em braille.
Segundo o professor Rodrigo Castro, coordenador do projeto, a situação do ex-aluno despertou na equipe a necessidade de buscar uma solução tecnológica para eliminar barreiras no aprendizado. “Ele estava dentro de um curso muito intenso, em tempo integral. Então, a gente visualizou como podemos proporcionar, de forma mais imediatista, que uma pessoa assim possa ser engajada no contexto educacional e ter as informações como todas as outras”, explicou.
O projeto foi desenvolvido por oito alunos do 2º ano do curso técnico em Rede de Computadores, que empregaram visão computacional e inteligência artificial no dispositivo. Equipado com uma assistente virtual chamada Ivy, o óculos é capaz de transformar imagens em áudio, ajudando usuários a interpretar textos, slides e até descrever o ambiente ao redor.
O usuário, ao utilizar o óculos, pode ativar a assistente por comando de voz, como “Ivy, ler texto”. A câmera do dispositivo captura imagens por alguns segundos e as converte em áudio, que é reproduzido em tempo real por um fone de ouvido.
Os resultados positivos do E-Vision também foram reconhecidos em outros eventos. Entre eles, o Ceará Científico, onde o projeto conquistou o 1º lugar na categoria Robótica, e a Feira do Conhecimento, promovida pelo Governo do Ceará.
Como parte da premiação no Solve For Tomorrow, os estudantes da equipe receberam smartwatches e fones de ouvido sem fio. A escola será contemplada com um projetor, troféu, placa comemorativa e um selo digital. Agora, a equipe busca parcerias para desenvolver novos protótipos e expandir o alcance do projeto.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.