A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Escritor cearense vence prêmio de literatura nos Estados Unidos

Na última quarta-feira (15), em Nova York, Stênio Gardel, escritor de Limoeiro do Norte, cidade da Região Jaguaribana, conquistou um dos mais renomados prêmios de literatura nos Estados Unidos, onde foi o vencedor na categoria de Tradução. O anúncio dos vencedores ocorreu na noite da última quarta-feira (15), durante uma cerimônia realizada em Nova York.

Stênio venceu a premiação com seu primeiro romance, chamado “A Palavra que Resta”, lançado pela editora Companhia das Letras em 2021 e traduzido por Bruna Dantas Lobato. O livro disputou o troféu com outras nove criações originalmente escritas em diversos outros idiomas, como árabe, holandês, francês, alemão, coreano e espanhol. O prêmio, no valor de 10 mil dólares, será dividido igualmente entre o autor e a tradutora.

“A Palavra que Resta” desvenda a história por meio de Raimundo, um homem de 70 anos, que está em uma jornada de aprender a ler para decifrar uma carta que assombrou sua existência. O autor da carta é Cícero, um jovem que o protagonista nutria sentimentos secretos. A carta resgata memórias intensas do primeiro amor, da infância analfabeta em uma área empobrecida do Brasil e da trajetória que ele traçou para si após deixar esse passado para trás.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir