O esgoto produzido durante os dias de Expocrato em 2025 terá um processo de coleta e tratamento. A operação será conduzida pela Ambiental Crato, que atua na gestão de esgotamento sanitário da cidade. Além da manutenção da rede já existente no local, está em andamento a revitalização da rede aérea implantada em 2023, nas proximidades do Riacho da Matinha.
O Gerente da Ambiental Crato, Tadeu Bezerra deu mais detalhes sobre como a operação será realizada; “Vamos realizar a ligação das barracas à rede de esgoto logo que todas as manutenções necessárias estiverem concluídas. Com isso, teremos mais um ano de Expocrato em que todos os visitantes que caminharem pelo Parque de Exposições, e nas proximidades do Riacho da Matinha, que é uma Área de Proteção Ambiental, poderão vivenciar um evento com mais qualidade”, pontuou.
Os visitantes poderão participar de jogos realizados pela Ambiental Crato como forma de entender melhor como o processo funciona, em um deles o participante inicia montando um quebra-cabeça, onde precisa solucionar o problema do esgoto a céu aberto encaixando peças. Na fase seguinte, através de uma “máquina de garra”, os participantes retiram bolas que simbolizam os resíduos inadequadamente descartados na rede de esgoto, como garrafas pet e sacolas plásticas. Na etapa final, o participante tem a oportunidade de compreender como o efluente é tratado. Ao completar o desafio, a pessoa que passou pelas etapas recebe um brinde.