A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Especialista afirma que aumento do salário mínimo não é compatível com as necessidades do brasileiro

Nesta segunda-feira (12/12) foi publicada no Diário Oficial da União a medida provisória que prevê o aumento do salário mínimo para R$ 1.302. O reajuste entrará em vigor a partir do próximo dia 1º de janeiro de 2023.

Atualmente o valor do salário mínimo é de R$ 1.212 e, segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, o aumento significa um ganho real de 1,5%. O acréscimo será aplicado para os trabalhadores em geral, além de aposentados e pensionistas.

Especialista afirma que aumento do salário mínimo não é compatível com as necessidades do brasileiro
Foto: Reprodução

Segundo o economista Emanuel Nunes, a renda familiar do brasileiro vem sendo diminuída em decorrência da inflação e o aumento é considerado abaixo do necessário. “A pouca remuneração do salário mínimo está dentro de um cenário onde a economia registra dois dígitos da inflação, que a previsão é chegar a 10%, dois dígitos de desemprego. Isso compromete ainda mais a questão do salário mínimo e do seu pouco reajuste”, explica.

O especialista pondera, ainda, que o acréscimo no salário gera impacto positivo na economia em geral, especialmente nessa época de fim de ano. “O 13º, inclusive, é um dos pilares principais de pequenos investimentos que pessoas conseguem fazer, como reformar uma casa, fazer uma viagem ou pagar uma dívida”, declara.

Apesar de já estar previsto na Lei Orçamentária enviado para o Congresso em agosto deste ano, o novo valor ainda passará pela análise de deputados e senadores. A medida é necessária por se tratar de uma medida provisória.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir