Nesta quinta-feira (28/11), o teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura será palco da estreia do espetáculo Sertão Confederado, uma das atrações que marcam as comemorações dos 200 anos da Confederação do Equador. A apresentação, com entrada gratuita, ocorrerá às 20h e estará aberta ao público, que poderá retirar ingressos na bilheteira do teatro a partir das 19h. Vale ressaltar que há uma limitação de dois ingressos por pessoa.
A encenação, realizada pelo Grupo Criar de Teatro e Cia Prisma de Artes, tem direção de Herê Aquino e dramaturgia de Mailson Furtado. A realização é da Fundação Sintaf, com o apoio de diversas instituições, incluindo o deputado federal Idilvan Alencar (PDT), a Secretaria de Cultura do Ceará, a Prefeitura de Fortaleza e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
O espetáculo propõe uma reflexão sobre a Confederação do Equador, um movimento que teve início na região do Cariri com a família Alencar. A trama é conduzida pela visão de Ana Triste, esposa de Tristão Gonçalves, que assume um papel central, oferecendo uma perspectiva feminina e onisciente sobre os eventos históricos.
Ao todo, Sertão Confederado será encenado em dez cidades cearenses, incluindo Fortaleza, Aracati, Icó, Sobral, Crato, Quixeramobim e Groaíras. Todas as apresentações serão gratuitas. Além do espetáculo, o Centro Dragão do Mar também sediará, de 28 de novembro a 15 de dezembro, a exposição 200 Anos da Confederação do Equador: Um Tributo a Bárbara de Alencar. A mostra conta com 22 telas de artistas plásticos cearenses, homenageando a figura de Bárbara de Alencar e a luta pela independência da região.
Serviço
Data e hora: 28 de novembro, às 20h
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.