O município de Tauá recebe, a partir desta segunda-feira (8), a 16ª edição do Festival dos Inhamuns de Artes Cênicas, considerado um dos principais eventos culturais do semiárido cearense. A programação segue até o dia 13 de dezembro, com acesso gratuito ao público e atividades voltadas para toda a família. São mais de 40 apresentações distribuídas entre as mostras Principal, Infanto e Escola.
As atrações de abertura começam às 19h, na Casa Criativa, com “O acorde dos meus versos”, do artista Alex Furtado, de Tauá, e “Voo para o fim do mundo”, do grupo Teatro Violeta, de Russas. Ambas integram a Mostra Principal, que também levará espetáculos ao Parque da Cidade nos próximos dias. O solo “Voo para o fim do mundo”, interpretado pela atriz e produtora Débora Ingrid, parte das memórias do sertão para discutir mulheres, resistência e violência histórica, unindo matrizes populares, máscaras e trabalho corporal.

A Mostra Escola inicia nesta terça-feira (9), com o espetáculo “Tudo Junto e Misturado”, do Circo Muamba, da Argentina. As apresentações seguem até sexta-feira (12) em instituições de ensino, sempre às 10h. Na EEEP Monsenhor Odorico de Andrade, a dupla Chicória e Baqueta transforma a cena em um laboratório de surpresas com malabarismo, dança, truques e palhaçaria.
A Mostra Infanto começa na quarta-feira (10) e segue também até sexta. As atividades acontecem no Parque da Cidade, Casa Criativa e Cineteatro de Tauá. A abertura será com o espetáculo “Contratempo”, da Cia das Marionetes, que apresenta uma fábula cênica construída com marionetes-relógios, engrenagens e elementos de estética retrofuturista.
Até sábado (13), moradores e visitantes poderão acompanhar espetáculos de teatro, circo, cultura popular, cortejos, reisado, performances e manifestações tradicionais. A programação completa está disponível no site oficial do festival e no perfil @festivaldosinhamunsce.
A edição deste ano começou em setembro com um circuito itinerante pelas cidades de Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Quiterianópolis, reunindo apresentações das Mostras Campo e Cidade e aproximando comunidades rurais e urbanas da produção artística contemporânea.
Em 2025, o festival reúne atrações de 14 municípios cearenses, sete estados brasileiros e seis países: Argentina, Espanha, Peru, Uruguai e Itália. Criado há 20 anos pela Associação Arte Jucá, o Festival dos Inhamuns consolidou-se como um dos principais polos de difusão e formação em artes cênicas no Ceará.
O evento é realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e pela Associação Arte Jucá, com apoio da PNAB, Governo do Ceará, Secult, Prefeitura de Tauá e parceiros institucionais como o Sesc e a Casa Criativa.


