PUBLICIDADE

Esporte se consolida como alternativa de prevenção em comunidades cearenses

O projeto Resenha da Prevenção, da Secretaria da Proteção Social (SPS), vem utilizando atividades esportivas como estratégia de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em comunidades do Ceará. A iniciativa funciona em academias, espaços comunitários e quadras de brinquedopraças, onde crianças, adolescentes e jovens participam de treinos e ações de convivência.

De janeiro a outubro de 2025, o programa registrou 6.648 participantes em 30 municípios. Para integrar a política, as cidades precisam ter população acima de 50 mil habitantes e contar com Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas estruturados.

Esporte se consolida como alternativa de prevenção em comunidades cearenses
Foto: Divulgação/SPS

Municípios participantes

Acaraú Boa Viagem Crateús Itapajé Quixadá
Acopiara Brejo Santo Crato Itapipoca Quixeramobim
Aquiraz Camocim Fortaleza Juazeiro do Norte Sobral
Aracati Canindé Granja Limoeiro do Norte Tauá
Barbalha Cascavel Horizonte Maracanaú Trairi
Baturité Caucaia Iguatu Pacatuba Viçosa do Ceará

As atividades são conduzidas por 100 lideranças comunitárias voluntárias, selecionadas e capacitadas previamente. Elas atuam em modalidades como futsal, muay thai, capoeira, futebol, vôlei, karatê, judô, skate, jiu-jitsu, basquete e handebol. Equipes psicossociais, compostas por psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e redutores de danos, acompanham parte das ações. Os participantes recebem lanches durante os encontros, e os agentes recebem kits esportivos ao fim dos ciclos.

Projetos

No bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, o grupo Gladiadores Top Fight é um dos projetos que integram o programa. As atividades são conduzidas há quase 15 anos por Mariano Nunes, ex-aluno da academia, que assumiu as aulas quando o espaço estava prestes a encerrar as atividades. Atualmente, cerca de 30 crianças e adolescentes treinam gratuitamente no local a partir dos cinco anos.

Esporte se consolida como alternativa de prevenção em comunidades cearenses
Foto: Divulgação/SPS

O grupo revela atletas que passaram a competir em eventos estaduais, nacionais e internacionais. Um deles é Tiago Lucas, campeão pan-americano em 2024, no Chile. Além dos treinos, os jovens participam de rodas de conversa sobre temas como saúde digital, disciplina, alimentação e empatia.

“Se a gente comparar a primeira roda com a nona, dá pra ver o quanto tudo se conecta. No fim, é sobre respeito, empatia e acreditar em si mesmo”, comenta o instrutor.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir