PUBLICIDADE

A reação tricolor precisa continuar

Bruno Oliveira / FortalezaEC

 

O Fortaleza teve, pela primeira vez na temporada, tempo para treinar e recupera o elenco visando ao jogo deste domingo (7), contra o Internacional, às 18h no Castelão, pela 21a rodada da Série A.

Considerando os últimos 20 jogos, contanto com a última partida do primeiro turno contra o Santos, a coluna colocou que o Leão necessitaria de pelo menos mais 30 pontos dos 60 em disputa para se manter na Série A. Nos últimos dois jogos, quatro pontos conquistados de seis disputados (empate contra o Santos e vitória contra o Ciuabá).

Os últimos resultados ainda não tiraram o Leão da zona de rebaixamento, mas o fizeram subir duas posições. Não vai ser nesta rodada que o Fortaleza vai sair do incômodo Z4, mas a necessidade de vitória é mais que imperiosa.

A vitória frente o Colorado leva o Fortaleza aos 21 pontos, mesma pontuação do hoje 16o colocado Avaí. Porém o outro Leão, o da Ilha de Floripa, tem 6 vitórias e o Fortaleza chegaria somente a 5a vitória, ficando atrás. O Avaí é o 16o no momento.

Reação fora de casa

Por falar em reação, quem precisa urgentemente pontuar é o Ceará. Neste sábado (6), o Vozão visita o também Alvinegro Botafogo e precisando vencer. Considerando os últimos 20 pontos em disputa o Ceará está devendo: derrota para o Juventude e para o Palmeiras nas duas últimas rodadas.

A reação precisa ser urgente. Já são três derrotas consecutivas incluindo o tropeço no meio da semana diante do São Paulo.

Contra o Botafogo (12º), um jogo de seis pontos, pois ambos têm a mesma quantidade de pontos (24). A frente do Ceará (14º) duas posições, o Alvinegro da Estrela Solitária tem duas vitórias a mais (são 7 vitórias do Botafogo, enquanto o Ceará tem apenas cinco). No meio deles, em 13o está o América MG, também com 7 vitórias mas com saldo de gols pior que o Botafogo.

Na ida, o Ceará perdeu para o Botafogo, mas nos últimos encontro de ambos, as partidas têm sido equilibradas. O Botafogo vem oscilando na Série A e amarga alguns tropeços em casa. Como visitante, o Ceará tem sido um pouco mais incômodo.

Fato é que o jogo entre Botafogo e Ceará é dos mais importantes da rodada para quem quiser se firmar na briga pela parte de cima da tabela. O vencedor do confronto pode terminar a rodada entre os 10. Quem perder pode se aproximar da zona de rebaixamento, embora não entre nesta rodada.

Mas, para o Ceará perder sábado vai representar alerta ligado, porque o time pode terminar a rodada em 16o colocado, até pela pouca quantidade de vitórias que o time tem na competição.

Felipe Santos / Ceará SC

 

Pimenta no Clássico

O último Clássico-Rei do ano está previsto para o próximo domingo, dia 14, às quatro da tarde.

O fim da rodada 21 vai dizer exatamente o que esperar desta partida, que independente de qualquer situação já mexe com os brios de qualquer torcedor.

O ano de 2022 não teve encontro entre Ceará e Fortaleza pelo Campeonato Cearense, o que foi compensado pela partida pela Copa do Brasil que terminou com a classificação tricolor para as quartas de final.

Antes do confronto contra o Fortaleza, o Ceará enfrenta o São Paulo pela Sul-Americana, no qual o Vozão precisa de uma vitória por dois gols de diferença para seguir na competição.

O Leão terá uma semana para descansar e vencer o Inter no domingo pode representar também tranquilidade para trabalhar durante toda a semana visando ao jogo contra o principal rival.

Se alguém quiser considerar tabu a se manter ou a se quebrar, já são cinco jogos, na Série A, que o Ceará não perde para o Fortaleza. Duas vitórias em 2020 (1 a 0 e 2 a 0), duas vitórias em 2021 (3 a 1 e 4 a 0) e uma vitória em 2022 (1 a 0). Isso já torna o confronto por demais apimentado e ao longo da semana certamente mais temperos vão entrar nesta receita.

Técnicos e as torcidas

Marquinhos Santos e Juan Pablo Vojvoda à beira do campo

 

Marquinhos Santos e Juan Pablo Vojvoda estão balançando em seus cargos. No Ceará, muita gente gostou da classificação para as quartas da Sul-Americana, mas ainda não engole a eliminação na Copa do Brasil e a irregularidade na Série A.

Vojvoda ganhou uma sobrevida depois de eliminar o Ceará na Copa do Brasil. Perdeu o jogo de ida das quartas da competição para o Fluminense e há quem ache que o Fortaleza deveria voltar as atenções para a Série A, competição em que já se pode perceber uma evolução do tricolor, que precisa continuar.

O Clássico-Rei pode definir ainda a permanência ou não dos treinadores, isso, se ao longo da semana, não houver um fato que justifique a demissão de um deles ou de ambos.

Chance de gol

Estatística não ganha jogo, muito menos campeonato. Mas um site de probabilidade que não costuma errar em suas previsões é o site Chance de Gol (https://www.chancedegol.com.br/).

A imagem a seguir fala sobre as probabilidades da Série A deste ano com base nos resultados das últimas rodadas e nos critérios de cálculo do site.

probabilidades da Série A segundo o site Chance de Gol antes da 21ª rodada

Segundo o Chance de Gol, a preço de hoje tanto Fortaleza como Ceará se manterão na Série A. Mas pelas estatísticas, o Leão terminaria em 16o colocado. Que o site esteja correto, pelo menos quanto a previsão de permanência dos dois representantes cearenses na Série A.

Série C

A notícia não é boa para o futebol cearense nesta competição. É grande a possibilidade de haver dois rebaixados (Atlético CE e Ferroviário) já na rodada deste final de semana.

O Atlético Cearense joga no sábado (5), às 15 horas contra o Botafogo de Ribeirão Preto. Precisa vencer. O Floresta enfrenta, no domingo (6), o Campinense, às três da tarde, no PV. E o Ferrovário joga também domingo, às oito da noite, contra o Volta Redonda.

Matematicamente, o Floresta escapa da degola apenas com um empate, caso Atlético e Ferroviário sejam derrotados. Vencendo, o Lobo da Vila Manoel Sátiro rebaixa o adversário paraibano e dá um importante passo para permanecer na Série C.

Já Ferrão e Atlético Cearense podem ser rebaixados nesta rodada se perderem os seus confrontos e houver uma combinação de resultados que não lhes favoreça. Para se manter é necessário vencer nesta rodada e na próxima e torcer por outros resultados. O Ferroviário joga em casa contra o Ypiranga e o Atlético CE visita o Confiança em Aracaju.

No caso da Série C, a torcida é para que as estatísticas do Chance de Gol não se confirmem.

probabilidades da Série A segundo o site Chance de Gol antes da 18ª rodada
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir