A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Bons resultados também precisam aparecer na Série A

Por Lúcio Filho

Os clubes cearenses estão se destacando nas competições internacionais, o que é histórico para o futebol cearense. A campanha do Ceará na Sul-Americana merece um destaque especial, principalmente porque é histórica no futebol brasileiro. Até aqui foram sete jogos e sete vitórias e nunca nenhum brasileiro conseguiu esta façanha: 100% de aproveitamento.

Na Libertadores, a campanha do Fortaleza também precisa ser valorizada. O empate do Leão com o Estudiantes coloca a disputa em Mar Del Plata aberta. Não se pode esconder o favoritismo do Estudiantes, ainda mais com a torcida a favor. Porém, o Fortaleza, que não tem nada a perder, pode ousar e surpreender, claro, tendo a devida atenção com o sistema defensivo. A referência pode ser a partida contra o Colo-Colo, no Chile, considerada o primeiro mata-mata que o Leão disputou e venceu.

É contrastante, entretanto, a situação de Ceará e Fortaleza na Série A do Brasileiro e não há mais muito tempo para que ambos iniciem uma recuperação. A preço de hoje, Ceará e Fortaleza, na Série A, estão na briga pela permanência na elite. Neste final de semana acontece a 15ª rodada, faltando apenas 4 para o fechamento do primeiro turno.

Foto: Reprodução

Com 17 pontos, o Ceará está somente dois pontos na frente do América Mineiro, o primeiro da zona de rebaixamento. O adversário deste sábado é o Internacional. Vencer o Colorado é urgente, primeiro para que o Ceará se mantenha fora e longe da zona de rebaixamento dependendo somente de si. Mais um tropeço pode custar caro ao Ceará, que se não vencer pode ser ultrapassado pelos adversários que estão logo atrás dele: Coritiba e América Mineiro. O preço de ainda não ter vencido em casa está caro, pelo menos por enquanto.

O Internacional perdeu no meio de semana para o Colo Colo do Chile. Na Série A, o Colocardo está no G4, mas chega pressionado e também deve buscar a vitória.

O Fortaleza sai para enfrentar o Coritiba. O Fortaleza precisa vencer para iniciar uma campanha de recuperação. O jogo é de seis pontos, pois, assim como o Ceará, o Coxa está ameaçado de entrar na zona de rebaixamento nesta rodada se não vencer. O Coritiba joga em casa com o apoio da torcida, mas nossos clubes têm se dado melhor fora do que em casa.

Voltando às competições internacionais

A próxima semana pode ser histórica para o futebol cearense. Embora o Ceará não tenha merecido a vitória contra o The Strongest no jogo de ida, no futebol o que vale é a bola rede e foi isso que o Ceará fez.

Embora não tenha mostrado aquele futebol que empolgue, o Vozão fez valer a sua campanha na Sula e manteve os 100% de aproveitamento, vencendo inclusive a altitude de La Paz. A partida de ida tem que ficar no passado, mas é urgentíssimo que o técnico Marquinhos Santos mude a atitude da equipe em todas as competições que está disputando.

O Ceará, na Sula, pode colocar o regulamento debaixo do braço e jogar pelo empate que estará classificado para as quartas. Porém, no jogo da volta não pode dar chance ao azar e tem que se impor em casa e com o apoio da torcida.

A impressão que passa é que o The Strongest não deve se expor, mas os bolivianos também não têm o que perder na competição e podem querer surpreender. Entretanto, sem a altitude a seu favor o Tigre Boliviano é bastante limitado.

Estudiantes x Fortaleza

O Estudiantes levou para casa um empate precioso. Na volta, um novo empate leva a decisão para os pênaltis. Quem vencer, independente do placar, avança. Os argentinos devem ir para cima.

O Fortaleza precisa ter atenção. No jogo de ida perdeu importantes oportunidades e poderia ter saído na frente, mas os argentinos tiveram força para empatar. O Leão vem de duas vitórias consecutivas fora de casa na Libertadores ainda na fase de grupos contra Alianza Lima e Colo-Colo.

No jogo da volta, o Estudiantes vai ter a torcida a seu favor, mas pode ter os torcedores contra si, caso o Fortaleza consiga surpreender e tenha forças para manter um placar favorável. Não deve ser fácil, mas o terreno argentino não é desconhecido de Juan Pablo Vojvoda, que pode surpreender na estratégia como fez na Copa do Brasil de 2021 levando o Leão às semifinais.

A competição é outra, o nível técnico é maior, mas o Fortaleza ainda tem condições de ir mais longe na Libertadores.

Matemática da Série A

Acessando o site Chance de Gol, que apresenta estatística e probabilidades da Série A e das demais competições nacionais e internacional, para este ano o portal aponta que até com 42 pontos é possível a permanência na Série A.

A pontuação de segurança para a permanência seria 46 pontos, pois na história dos pontos corridos com 20 clubes não houve rebaixados com esta pontuação. Antes da disputa da 15ª rodada, veja o que aponta atualmente o site Chance de Gol:

Probabilidades da Série A, segundo o site Chance de Gol

Fato é que estatística não ganha jogo, mas se isso servir de alento para que os torcedores possam ter esperança que Ceará e Fortaleza vão sair desta situação, que as vitórias comecem a aparecer neste final de semana.

Sinal vermelho na Série C

A rodada da Série C do Brasileiro prossegue neste final de semana e a situação dos clubes cearenses não é nada alentadora. A competição vai para a 13ª rodada neste sábado. Floresta e Ferroviário estão ameaçados de entrar na zona de rebaixamento caso tropecem.

O Floresta, com 12 pontos, joga em casa contra o Altos do Piauí, no sábado. O Ferroviário entra em campo contra o Manaus, na Arena Amazônia. O Atlético Cearense respira por aparelhos com 10 pontos na lanterna da competição. A Águia enfrenta o líder Mirassol, fora de casa, neste domingo, no interior paulista.

Ao contrário da Série A, as probabilidades do site Chance de Gol para os cearenses na Série C não são auspiciosas.

Probabilidade Série C, segundo o site Chance de Gol

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir