A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará quer se afastar da parte de baixo da classificação da Série A

Por Lúcio Filho

São 38 rodadas na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste final de semana, a nona vai ser disputada e agora tanto Ceará como Fortaleza têm a mesma quantidade de jogos dos demais adversários: oito.

A partida que estava atrasada era o Clássico-Rei e foi disputada nesta quarta-feira. Com a vitória do Ceará por 1 a 0, o Alvinegro conseguiu conquistar os três pontos e deixar para trás a zona de rebaixamento.

Neste sábado o adversário é o Coritiba, no Castelão. A vitória no Clássico-Rei veio na véspera do aniversário do Ceará de 108 anos e já foi comemorada o que tinha que ser até a tarde de quinta, quando o Alvinegro iniciou a preparação para o próximo compromisso.

Foto: Felipe Santos / Ceará SC

O Ceará saiu, de fato, da zona de rebaixamento, mas ainda está bem perto e pode voltar para lá com qualquer que seja o tropeço. Da mesma forma, uma vitória pode levar o Vozão até para a nona posição dependendo de uma combinação de resultados na rodada. O fato é que o Ceará ainda depende somente de si para se manter fora da zona de rebaixamento e iniciar uma campanha de recuperação na Série A.

O adversário Coritiba vive um bom momento na Série A. Está no G4 e é o quarto colocado, mas fora de casa ainda não venceu. Foram quatro jogos, sendo três derrotas e um empate. Em casa, o Coxa está invicto. Um adversário conhecido que tem nomes como Léo Gamalho, ex-Ceará, e o atacante Igor Paixão, que vem se destacando no Brasileiro, mas o fator torcida pode favorecer o Alvinegro, que precisa buscar a primeira vitória como mandante na Série A.

Mais um ponto a favor do Alvinegro são os últimos setes jogos invictos, somando as atuações na Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro. Três pontos contra o Coxa vão somente confirmar o bom momento do Ceará e é o que a torcida deseja.

 

Classificação embolada e confrontos diretos

Olhando para a classificação da Série A, a diferença entre o líder Palmeiras e o primeiro fora da zona de rebaixamento, o Goiás, que é o 16o colocado, é de apenas seis pontos. Todo mundo muito embolado, sem ainda ninguém ter descolado um do outro.

Nesta rodada, um tropeço de Santos, América MG, Fluminense, Internacional, Avaí, Bragantino, Ceará ou Goiás pode custar a cada um deles uma zona de rebaixamento em caso de vitórias de Cuiabá, Atlético GO e Juventude.

Há confrontos diretos nesta rodada: América MG x Cuiabá, no Independência; Avaí x São Paulo; e Athlético PR x Santos. No domingo, jogam Juventude e Fluminense, e Bragantino recebe o Internacional. A nona rodada da Série A está marcada por confrontos que quem vencer ainda pode complicar a vida do adversário e a classificação final da rodada pode ser muito diferente da atual.

 

Situação preocupante

Na lanterna da competição, a situação do Fortaleza passa a ser muito delicada para a sequência da competição. O Leão entra em campo no domingo, no Maracanã, para enfrentar o Flamengo. Além do peso do adversário jogar em casa, a péssima sequência na Série A parece que afeta o desempenho em campo.

Péssima quando se fala de resultado, que não vem. Embora, o Fortaleza tenha jogado bem, e até merecido uma melhor sorte contra adversários como o Corinthians, São Paulo e Fluminense, por exemplo. Criando chances, mas perdendo as oportunidades que cria, perdeu pontos em casa para adversários que estão na zona de rebaixamento, como Cuiabá e Juventude e vai precisar de um resultado positivo fora de casa.

O adversário é o Flamengo que vem em uma boa sequência, há seis jogos invicto nas competições que disputa e com jogadores que vêm em uma evolução em campo. Fora isso, mais de 47 mil ingressos para Flamengo e Fortaleza já estavam vendidos até o fechamento desta coluna.

Fortaleza e Flamengo se enfrentaram em outubro de 2021 pela 25ª rodada do Brasileirão. (Foto: Alexandre Vidal)

Mesmo vencendo o Flamengo fora de casa, o Fortaleza não deixa a lanterna, pois somará somente cinco pontos. O vice-lanterna atual, o Juventude, tem sete. Porém, o primeiro passo precisa ser dado.

A torcida ainda não está cobrando com veemência os jogadores, comissão técnica e diretoria, levando em consideração a classificação histórica para a Libertadores, mas isso já passou. Até a partida contra o Estudiantes serão seis rodadas: 18 pontos disputados. O Fortaleza ainda só depende dele para sair desta situação, mas precisa urgentemente começar a vencer e uma vitória contra um grande adversário dá uma confiança a mais à equipe. Que não seja somente otimismo deste colunista.

 

Comparando com anos anteriores

A coluna fez um levantamento das classificações da Série do A entre 2015 e 2022 até o atual momento: as oito primeiras rodadas.

Em 2015, os quatro últimos colocados na oitava rodada eram pela ordem: Flamengo, Coritiba, Joinville SC e Vasco, com 7, 4, 4 e 3 pontos respectivamente. Ao final do Campeonato, Corinthians campeão e os rebaixados foram, pela ordem, Avaí, Vasco, Goiás e Jovinville.

Em 2016, os quatro últimos neste mesmo período eram Cruzeiro, Atlético MG, Sport e América MG, com 8, 7, 5 e 5 pontos. Ao final, Palmeiras campeão. O América MG não escapou, terminou na lanterna naquele ano e os demais rebaixados foram Internacional, Figueirense SC e Santa Cruz.

Em 2017, os quatro últimos eram Sport (8 pontos), Atlhético PR (8 pontos), Atlético GO (6 pontos) e Avaí (5 pontos). Os dois últimos terminaram rebaixados na competição em 20o e 18o respectivamente. Os outros dois rebaixados foram Coritiba e Ponte Preta. O campeão daquele ano foi o Corinthians.

Em 2018, o Ceará amargou a zona de rebaixamento na oitava rodada. Era o vice lanterna, com apenas três pontos. Ainda não havia vencido e só estava na frente do Paraná Clube. Os outros dois da degola eram Bahia, em 17o com 8 pontos, e Santos, em 18o com 7. Ao final, o Ceará escapou. Terminou em 15o com 44 pontos. O campeão foi o Palmeiras. América MG, Vitória BA, Sport e Paraná foram os rebaixados.

Em 2019, na oitava rodada quem estava na zona era o Fortaleza, mas era o 17o com sete pontos. Em seguida vinha o Vasco (6 pontos), CSA (6 pontos) e Avaí (4 pontos). O Leão não só conseguiu escapar como ainda se classificou para Sula daquele ano, terminando em 9o na Série A. O Ceará viveu maus momentos, mas escapou: terminou em 16o. O Campeão foi o Flamengo de Jorge Jesus e os rebaixados foram Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí.

Em 2020, os quatro da zona ao final da oitava rodada eram Coritiba (7 pontos), Atlético GO (7 pontos), Bragantino (6 pontos) e Goiás (4 pontos). Goiás e Coxa não escaparam da degola, terminaram respectivamente em 18o e 19o na classificação. Os outros rebaixados foram Vasco (17o) e Botafogo (20o). O Campeão foi o Flamengo. O Ceará terminou em 11o e o Fortaleza em 16o.

Finalizando a análise, em 2021, nesta mesma época os quatro últimos eram, pela ordem, América MG (6), Grêmio (6), São Paulo (5) e Chapecoense (4).

Tudo isso foi para mostrar o tamanho do desafio que terá pela frente o Fortaleza levando em consideração os últimos anos. Em uma competição de pontos corridos, cada ponto somado vale e cada perdido faz muita falta. Que o primeiro passo seja dado logo.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir