PUBLICIDADE

Definidas as datas do mata-mata da Copa do Nordeste

Por Lúcio Filho
Foto: Reprodução/Globo Esporte

A CBF divulgou a tabela básica das partidas válidas pelas quartas e semifinal da Copa do Nordeste de 2022, faltando definir apenas os embates. Os confrontos das quartas de final acontecem nos dias 22 e 23 de março, logo depois da última rodada prevista para o próximo dia 19. Nas quartas de final, os duelos acontecem dentro de cada grupo.

Em uma chave estão o primeiro e o quarto do Grupo A, e o segundo e terceiro do Grupo B. Os vencedores destes confrontos se enfrentam nas semifinais, prevista para o dia 26 de março. Na outra chave estão o primeiro e o quarto do Grupo B, e o segundo e o terceiro do Grupo A.

Vale lembrar que as quartas e semifinais da Copa do Nordeste acontecem em jogo único. Quem fizer a melhor campanha tem a vantagem de jogar em casa. Em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis. As finais estão previstas para os dias 29 de março e 02 de abril.

A final é um jogo de 180 minutos sem vantagem para ninguém. O que tiver a melhor campanha faz a segunda partida em casa e, em caso de empate no placar agregado, a decisão também será nos pênaltis.

Faltando ainda uma semana para a rodada decisiva da Copa do Nordeste, Ceará e Fortaleza se dão o luxo de estarem classificados e com totais condições de serem os primeiros de seus grupos. Se isso acontecer, ambos só se enfrentam em uma eventual final.  Ambos precisam de uma vitória simples para serem confirmados como os primeiros de seus grupos.

Campeonato Cearense

Enquanto não chega a oitava e última rodada da fase de classificação, o Fortaleza vira a chave e tem uma semana dedicada ao Campeonato Cearense. No sábado (12/03), o Leão enfrenta o Ferroviário pelo jogo da volta nas semifinais e com a vantagem do empate para avançar às finais.

No primeiro jogo, o Ferroviário atacou mais, teve mais presença de área, mas não conseguiu traduzir a sua superioridade em gols. O Fortaleza pareceu oferecer espaços ao adversário para contra atacar, fez um gol no final do primeiro tempo e administrou mais o placar no segundo tempo.

Embora tenha toda a tradição e história, o Clássico das Cores não é mais o mesmo. Na atual situação não há como não apontar o Fortaleza como favorito, até por contar com o regulamento a seu favor. Já o Ferroviário não apresentou um futebol que deixasse o seu torcedor confiante de que ele pode reverter o resultado.

Entretanto, futebol se decide dentro das quatro linhas e o placar de 1 a 0 é perfeitamente reversível. Há pouco mais de 90 minutos para isso, mas o Ferrão precisa mudar sua postura para manter vivo o sonho de chegar a um final de campeonato, o que não acontece desde 2016.

Uma possível vitória e classificação do Ferroviário não pode ser colocada como uma zebra. É possível, mas nas atuais condições é improvável.

Iguatu e Caucaia

Mais cedo, ainda no sábado (12/03), Iguatu e Caucaia se enfrentam no Morenão. A vantagem é da Raposa Metropolitana, que pode até perder por um gol de diferença que vai à final.

O placar também é reversível, embora a missão do Iguatu pareça mais espinhosa que a do Ferroviário. Porém, o Azulão do Centro-Sul vem embalado por ter eliminado o Ceará na fase anterior e conta com a torcida para levar, pelo menos, para os pênaltis.

Ambos já entraram para a história do Campeonato Cearense. Estão classificados para a Série D de 2023 e o Caucaia já comemora a vaga na Copa do Brasil. Certamente, ainda que não chegue à final do Cearense, na Copa Fares Lopes o Iguatu chegará como um dos favoritos a disputar vaga na Copa do Brasil.

A final será um feito inédito para ambos, mas não tem como não apontar o favoritismo para o Caucaia.

Depois da tempestade a bonança

O Ceará viveu uma semana de folga que serviu para espantar uma crise que rondou Porangabussu após a eliminação no Cearense para o Iguatu. Classificado para a segunda fase da Copa do Brasil e com a classificação garantida na Copa do Nordeste, o Ceará foca as atenções na competição regional.

Na terça-feira, o Ceará volta a campo pela competição nacional e enfrenta a Tuna Luso, de Belém. No sábado seguinte (19/03), faz a partida contra o Campinense. Vencendo, o Ceará confirma a primeira colocação do Grupo.

Tanto o técnico Tiago Nunes como o presidente Robinson de Castro chegaram a afirmar que foi dolorosa a derrota para o Iguatu e a desclassificação no Cearense, mas que o Ceará tem uma longa temporada pela frente. Parece que os recados do técnico e do presidente alvinegro foram entendidos pelo elenco.

Inclusive, depois do turbilhão fora de campo com decisão que anulou a eleição da atual diretoria – decisão essa que foi revogada posteriormente – parece que as coisas voltaram aos trilhos em Porangabussu. O Ceará está tendo tranquilidade para pensar somente em Copa do Brasil e Copa do Nordeste, por enquanto.

Sorteio da Libertadores e Sul-Americana

A Conmebol confirmou para o próximo dia 21 de março o sorteio das chaves da Libertadores e Sul-Americana, competições que começam no começo de abril. As disputas destes dois torneiros, com Fortaleza na Libertadores e Ceará na Sul-Americana, vão acontecer em paralelo às disputas das fase de mata-mata da Copa do Nordeste e das finais do Campeonato Cearense.

Se estas competições foram usadas como pré-temporada de luxo pelas equipes cearenses, esta fase acabou e a partir de agora devem entrar em campo o que Fortaleza e Ceará têm de melhor a oferecer. Qualquer eventual insucesso nas competições regional e estadual só vai ser perdoado pela torcida com uma boa campanha de ambos nas competições internacionais.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir