A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Fortaleza e Ceará conhecem os adversários da Libertadores e Sul-Americana; cearenses não terão vida fácil

Por Lúcio Filho
Foto: Conmebol

O sonho de disputar a Taça Libertadores da América está perto de se tornar realidade para o Fortaleza. Faltando definir apenas a data de estreia, o Tricolor de Aço já conhece os adversários e sabe a ordem que vai enfrentar cada um deles.

O Leão está no Grupo F e estreia entre os dias 5 e 7 abril em casa contra o Colo-Colo, do Chile. Na sequência faz dois jogos fora contra River Plate, da Argentina, e volta ao Castelão para enfrentar o Alianza Lima, do Peru. Na volta, o Fortaleza enfrenta o River Plate, no Castelão, e faz os dois últimos jogos fora de casa.

A fase de Grupos da Libertadores começa depois da participação do Fortaleza em uma possível final da Copa do Nordeste. Para isso, o Leão precisa superar o Náutico já neste sábado (26).

É bem verdade, que chegar na competição internacional tendo vencido a competição regional vai dar ao Fortaleza uma motivação a mais. Porém, os tricolores sabem que não vão enfrentar adversários fáceis nesta competição.

River Plate e Colo Colo são participantes tradicionais desta competição. O River tem três títulos, é o cabeça de chave do Grupo F e não se intimida jogando onde quer que seja. Contra adversários teoricamente mais fracos costuma ir para cima e fazer vale o peso de sua camisa, mas também já foi surpreendido, inclusive dentro do Monumental de Nuñes. É um adversário muito perigoso, mas longe de ser imbatível.

O Colo-Colo levantou a Libertadores em 1991. Antes disso, foi vice-campeão em 1973. Mas é um frequente participante das fases de mata-mata da competição, indo longe. Também é um adversário complicado, mas que o Fortaleza também pode superar com o apoio de sua torcida.

O Alianza Lima é um participante da Libertadores mais frequente que o Fortaleza, mas está longe de ter o mesmo peso que os outros dois. Considerado um adversário do mesmo tamanho, certamente não vem para fazer feio. Porém, o Fortaleza tem condições de fazer um jogo de igual para igual e surpreendê-lo até mesmo fora de casa.

 

O fator Juan Pablo Vojvoda

 

A Libertadores é uma competição que o treinador do Fortaleza conhece bem, assim como o elenco com qual ele conta. Em 2021 ele surpreendeu a todos com a classificação do Leão direto para a fase de grupos e no Campeonato Brasileiro com vitórias contra adversários importantes fora de casa, como Palmeiras e Atlético MG.

A torcida tricolor está confiante em seu comandante e acredita que ele possa fazer história na sua primeira participação. Se a Copa do Nordeste está sendo uma pré-temporada de luxo para as demais competições que o Fortaleza vai disputar, agora é a hora de mostrar o resultado.

 

Ceará

 

O Grupo do Ceará na Sul-Americana é, aparentemente, bem mais difícil que o Grupo do Fortaleza. O Vozão caiu no grupo G e vai enfrentar Independiente, da Argentina; Deportivo La Guaira, da Venezuela e General Caballero, do Paraguai.
O Ceará fará sua estreia em casa diante do Independiente-ARG em jogo que vai ocorrer entre os dias 5 e 7 de abril, na Arena Castelão. Na sequência, o Vovô faz dois jogos seguidos fora de casa: primeiro contra o Deportivo La Guaira, na Venezuela, e depois contra o General Cabellero, no Paraguai.

É um grupo mais difícil porque na Sul-Americana só se classifica o primeiro de cada grupo para as oitavas-de-final. O Independiente tende a ser a pedra no sapato do Ceará. A equipe argentina chega como uma das favoritas ao título da competição e sabe que não pode cometer erros que possam custar a sua classificação.

Depois das eliminações no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste, o Ceará vai entrar pressionado na Sul-Americana e mais do que nunca precisa dar uma resposta urgente à torcida, que está indignada com o início de temporada.

O técnico Tiago Nunes pagou o preço das eliminações com o cargo e agora o Ceará procura um novo técnico. Sem tempo a perder, já que o Alvinegro terá somente uma semana para se preparar para a estreia na Sul-Americana. O Ceará tem que escolher logo o novo comandante e já pensar em como vai ser o restante da temporada. A torcida alvinegra certamente não vai mais admitir erros e a diretoria precisa dar uma resposta.

Como falou o comentarista Nilo Facundo durante o programa Giro ANC na última segunda-feira (21/03), havia uma crise rondando o Ceará. Esta se instalou em Porangabussu com a eliminação na Copa do Nordeste.

O Ceará que ainda precisa corrigir muitos erros técnicos básicos, como finalização, por exemplo, e precisa fazer isso logo. Porém, existem coisas que só acontecem no futebol cearense. O elenco do Vozão está de folga até segunda-feira depois de ter sido eliminado na Copa do Nordeste. Enquanto isso, a crise está andando pelos corredores de Carlos de Alencar Pinto, mas parece que não está perturbando o presidente Robinson de Castro.

 

Clássicos-Rei

 

O ano de 2022 começou com uma grande expectativa de muitos Clássicos-Rei. Havia quem fizesse a projeção de, no mínimo, sete encontros entre os dois principais rivais do Estado. Até agora, houve só um e haverá outros dois pela Série A. Ainda é possível que se enfrentem na Copa do Brasil, mas não nesta fase, já que ambos estão no mesmo pote do sorteio. Para isso, eles precisam se classificar para a próxima fase da competição e o sorteio definir um confronto entre ambos.

Caso o Fortaleza termine em terceiro no seu grupo da Libertadores e o Ceará avance de fase na Sul-Americana é possível também que ambos se encontrem no torneio internacional. Afinal, os confrontos das oitavas-de-final da Sula são entre os primeiros colocados de cada grupo da competição e as equipes que terminaram em terceiro na fase de Grupos da Libertadores. Por isso, em 2022, certos mesmo apenas mais dois encontros entre Ceará e Fortaleza pela Série A do Brasileiro. Este ano, depois de 77, não haverá Clássico-Rei no Campeonato Cearense.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir