PUBLICIDADE

Jogo histórico e a esperança de classificação

Por Lúcio Filho
Foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC

Um jogo histórico. Assim pode se definir o confronto entre Fortaleza e River Plate pela quarta rodada da Libertadores ocorrido na última quinta, no Castelão. Foi também o momento do torcedor tricolor celebrar a primeira participação do Leão na Taça Libertadores da América, já que os dois próximos confrontos da fase de grupos acontecerão fora de casa, respectivamente contra Alianza Lima e Colo Colo.

Jogando de igual para igual contra um gigante do continente, o Fortaleza soube se impor. Fez por merecer estar na frente em alguns momentos do jogo, obrigou o goleiro Armani a fazer grandes defesas e teve um pênalti claro não marcado quando Renato Kayzer foi derrubado dentro da área adversária.

Foto: Matheus Amorim/Fortaleza EC

O futebol castiga. O Fortaleza continua abusando de perder oportunidades. Tomou o empate ainda no primeiro tempo e o River Plate se deu ao luxo de jogar pelo resultado que lhe favorecia.

O empate no outro confronto da rodada em 1 a 1 entre Alianza Lima e Colo Colo dá ao Fortaleza a esperança de ainda sonhar com a vaga nas oitavas de final e voltar a reencontrar a sua torcida pela Libertadores. Na próxima rodada, se vencer o Alianza vai aos sete pontos. Se o Colo Colo não vencer o River Plate ambos vão decidir, em Santiago, quem vai passar às oitavas de final e o Fortaleza vai precisar vencer fora de casa.

Ainda que não se classifique para a sequência da Taça Libertadores da América, contra o Alianza Lima o Fortaleza pode garantir, até com um empate, o terceiro lugar no grupo e a vaga para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Independente do Leão seguir na Libertadores, uma competição difícil e que exige muito dos participantes, a história do futebol cearense nesta competição começou a ser escrita, honrando a camisa tricolor.

 

Por falar em honrar…

Jamais se deve desprezar a campanha, também histórica, que o Ceará está fazendo na Copa Sul-Americana. É bem verdade que o Vozão ainda não garantiu a classificação para a próxima fase, mas os 100% de aproveitamento até agora impõem respeito.

É do Ceará a melhor campanha da Sula. O único time com 100% de aproveitamento nesta fase de grupos. É bem verdade que a classificação alvinegra ainda não veio, mas nunca o Ceará dependeu somente dele para passar, com autoridade, à próxima fase. Para isso, basta uma vitória e um empate nos dois próximos confrontos.

Foto: Fausto Filho/CearaSC

A vitória do Ceará contra o General Caballero, no próximo dia 17, e um tropeço do Independiente nesta mesma rodada já vão garantir a classificação antecipada do Alvinegro. Ainda que o tropeço do Independiente contra o Deportivo La Guaira seja improvável, se o Ceará obtiver um saldo de gol superior ao Rei de Copas Argentino ainda pode se dar ao luxo de perder na última rodada e se classificar. Dorival Júnior sabe jogar a Copa Sul-Americana e, nesta competição, a torcida alvinegra tem motivo para estar otimista.

 

Virando a chave

Se ambos estão bem nas competições continentais, já passou da hora de darem resultado na Série A do Brasileiro. A luz vermelha está ligada para Ceará e Fortaleza e somente vitórias no final de semana vão afastá-los da zona de rebaixamento.

O Ceará só venceu o Palmeiras até agora, tendo perdido as duas partidas que fez em casa contra Botafogo e Bragantino. Amanhã o Vozão enfrenta o Athletico PR, que está em crise e com técnico novo: Luiz Felipe Scollari.

Mesmo em crise, o Furacão é um conhecido adversário que costuma dar muito trabalho ao alvinegro. Desde que retornou à Série A, em 2018, o Ceará não venceu o Rubro-Negro Paranaense na Arena da Baixada. Nada melhor que quebrar o tabu já no sábado.

No domingo, o Fortaleza enfrenta o São Paulo também com a missão de conquistar os primeiros três pontos da competição e mandar a lanterna da Série A para bem longe e não chegar mais nem perto de lá. Ano passado o Fortaleza não perdeu para o São Paulo e ainda eliminou o rival na Copa do Brasil. É uma boa hora para manter o tabu de vitórias contra o tricolor paulista.

 

Uma Copa do Brasil no meio do caminho

No meio desta semana, Ceará e Fortaleza voltam a campo pela Copa do Brasil com a tranquilidade de terem conseguido bons resultados nos jogos de ida.

Na quarta-feira, o Ceará enfrenta a Tombense, no Castelão, podendo perder por até um gol de diferença que estará classificado. O Vozão venceu o jogo de ida com o time misto. Dorival poupar alguns titulares e rodar o elenco não parece ser uma decisão errada.

Fortaleza entra em campo na quinta, em Salvador, para enfrentar o Vitória. O Leão leva a campo os 3 a 0 do jogo de ida e se perder por dois gols de diferença ainda se classifica. Vojvoda vai poupar alguns atletas da viagem à capital baiana?

Que os resultados deste final de semana sejam favoráveis aos representantes cearenses.

Você confere a rodada da Série A, neste sábado, a partir de 20h aqui na Rede ANC, pelo Youtube, Facebook e nas mais de 40 emissoras parceiras. No domingo é a partir das 18h30. Se o assunto é bola, gira aqui.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no print
Imprimir