A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Os mesmos erros custaram a invencibilidade do Ceará na Sula

O Ceará foi derrotado para o São Paulo por 1 a 0 no primeiro jogo das quartas de final da Copa Sul-Americana, na última quarta-feira (4). Para avançar às semifinais, o Vozão precisa vencer o próximo confronto, dia 10 de agosto, por dois gols de diferença, no Castelão

Foto: Felipe Santos/CearaSC

 

Na primeira partida pelas quartas de final da Sul-Americana entre São Paulo e Ceará, o tricolor do Morumbi levou a melhor. Nikão saiu do banco de reservas para marcar aos 24 minutos do segundo tempo.

O primeiro tempo foi igual e sem muitas chances às equipes. Houve uma leve superioridade dos donos da casa. A primeira oportunidade de gol saiu apenas aos 14 minutos, quando Igor Gomes chutou para fora. Miranda, após escanteio, também tentou de cabeça. Mas as melhores chances foram do Ceará. O Vozão teve a ajuda da defesa tricolor, mas não conseguiu marcar. Nino Paraíba acertou a trave após vacilo de Léo Pelé. E Mendoza quase marcou depois de recuo errado de Miranda para Felipe Alves. Já nos acréscimos, Léo Pelé perdeu a melhor oportunidade do São Paulo, na pequena área. Ele chutou em cima do goleiro João Ricardo.

No segundo tempo, o São Paulo chegou com perigo logo aos três minutos. Luciano bateu rasteiro e obrigou o goleiro João Ricardo a boa defesa. O Ceará também ameaçou Felipe Alves, mas sem a efetividade necessária para decidir uma partida e isso custou caro. O São Paulo abriu o placar aos 24 minutos do segundo tempo com Nikão e foi para cima.

Aos 36 minutos, pênalti para o São Paulo em uma ação imprudente de Victor Luiz na área. A penalidade foi confirmada pelo VAR. Calleri cobrou e João Ricardo defendeu, no rebote Igor Vinícius obrigou João Ricardo a fazer outra bela defesa.

Após a penalidade perdida, o Ceará cresceu, chegou a pressionar o São Paulo que segurou a vitória. Nos acréscimos o Ceará ainda teve duas chances para empatar; a primeira, aos 46 da etapa final, uma roubada de bola inteligência de Cleber no meio campo, passe para Vina e este esticou demais a bola para Mendoza que não alcançou. Dois minutos depois, Vina desvia de cabeça um cruzamento, mas Miranda consegue afastar.

No cômputo geral do jogo, o Ceará continua deixando espaços para o adversário contra-atacar e demora a reagir quando entra em desvantagem na partida. Um erro capital que deixou o adversário chegar ao primeiro gol. Foi preciso o destaque individual do goleiro João Ricardo com a defesa do pênalti e do rebote para dar vida ao Ceará no restante da partida e o time acordou tarde demais.

Desfalque

Para o jogo da volta, Nino Paraíba está fora. Ele completou a sequência de três cartões amarelos e não enfrenta o São Paulo no Castelão.

Foto: Felipe Santos/CearaSC

Diego Rigonato foi substituído, no início do jogo, por Fernando Sobral por contusão e é dúvida para a próxima partida.

Reversão da vantagem

Para continuar sonhando com a Sul-Americana, o Ceará precisa fazer 1 a 0 para levar para os pênaltis ou um placar favorável por dois gols de diferença para decidir nos 90 minutos. É bem verdade que o Ceará perdeu, mas teve espírito de luta durante o jogo e encarou de igual para igual o São Paulo.

Não é impossível pensar em uma eventual classificação do Ceará, mas para isso, o Vozão vai precisar quebrar um tabu desta temporada. O Ceará ainda não conseguiu reverter resultados desfavoráveis em competições de mata-mata, apesar até agora só ter perdido a vaga para o Fortaleza, nas oitavas da Copa do Brasil.

Reverter a vantagem contra o São Paulo pode representar a conquista da confiança da torcida no time e até mesmo no técnico Marquinhos Santos, alvo de críticas dos torcedores

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

São Paulo desacreditado?

Diferente do Ceará, nas competições de mata-mata, o São Paulo tem vantagem importante. E vai disputá-las em sequência.

A impressão que passa é que o Tricolor Paulista, pelo elenco que tem priorizou as Copas (do Brasil e Sul-Americana) em detrimento do Campeonato Brasileiro, onde o São Paulo faz apenas uma participação razoável até aqui, campanha de quem quer ficar no meio sem a ameaça de rebaixamento, mas que não briga pelo título. Isso tem deixado a torcida de orelha em pé.

Pelo que a Coluna apurou, a diretoria está cobrando de Rogério Ceni, o título de uma dessas duas competições. Caso este não venha, o atual treinador e eterno ídolo do Morumbi pode ver uma cobrança aumentar para que o São Paulo suba de posição no Brasileiro. Ceni sinalizou que vai poupar jogadores no final de semana, quando o São Paulo enfrenta o Flamengo pelo Brasileiro.

Até que ponto este fator pode favorecer o Ceará no jogo da volta? Só o jogo vai dizer.

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir