A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Uma crise desnecessária em um momento crucial

Por Lúcio Filho

No desembarque do Fortaleza na capital cearense depois da derrota para o Avaí, eis que os atletas e comissão técnica são surpreendidos pela torcida leonina que preparou uma recepção nada amistosa. Os torcedores, além de protestar contra o momento que a equipe vive no campeonato, viram o convite para o aniversário do meia Lucas Crispim.

Convite de aniversário de Lucas Crispim vaza e causa confusão com a torcida.

A assessoria de comunicação do Fortaleza afirmou que o clube não estava sabendo da situação. Os torcedores que estavam no Aeroporto protestaram contra Lucas Crispim e tentaram pressionar outros atletas como o zagueiro Marcelo Benevenuto e o atacante Robson, este último lamentavelmente agredido.

A diretoria tricolor se pronunciou oficialmente nas redes sociais. Diz a nota:

“Nota de Repúdio: Agressões no desembarque em Fortaleza

O Fortaleza Esporte Clube repudia, veementemente, as agressões sofridas pelo atacante Robson e demais atletas registradas na tarde desta sexta-feira (17). O caso aconteceu após a delegação desembarcar no Aeroporto Internacional de Fortaleza após retorno à capital cearense depois da partida contra o Avaí, em Florianópolis.

O Clube está dando todo suporte ao atleta e analisando o fato para verificar a necessidade de eventual adoção de medidas legais. Entendemos o momento difícil, as cobranças e a necessidade de melhorar, desde que os protestos não envolvam violência”.

Sobre a comemoração do aniversário do atleta Lucas Crispim: é um direito que ele tem. É um momento muito particular de cada pessoa de receber amigos e compartilhar este momento de alegria. O desempenho do Fortaleza, de fato, não é dos melhores no Campeonato. Talvez ele tenha feito isso de forma discreta e algum espírito de porco vazou a informação nas, nada privadas, redes sociais.

O horário da festa: nove da noite, no domingo, mesmo dia da partida contra o América Mineiro. O confronto deve terminar no máximo às oito da noite. Depois disso, o atleta deve estar de folga e não nos cabe julgar o que ele faz ou deixa de fazer. A privacidade de cada um precisa ser respeitada.

Cobranças do torcedor

Tem direito o torcedor de protestar contra o desempenho do time? Sim. Protestar, cobrar, pedir raça… tudo isso faz parte do futebol. Porém, violência física e agressão, jamais. Atleta profissional de futebol é um trabalhador como qualquer outro e como tal merece respeito. Tem direito às horas de folga. Vitória e derrota fazem parte do esporte, inclusive do futebol.

Em pleno século XXI, a impressão que passa quem vazou o convite de aniversário de Lucas Crispim é alguém que não tem paixão pelo Fortaleza e queria descontar os seus problemas em outras pessoas. Sobre o assunto também se pronunciou o zagueiro Marcelo Benevenuto. Nas redes sociais ele negou haver “panelinhas” no elenco e que todos estão focados em tirar o Fortaleza da atual situação.

Uma crise desnecessária em um momento crucial
Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza Esporte Clube

Uma realidade difícil

Apesar da violência dos torcedores, sempre lamentável, a diretoria tricolor precisa ter consciência de que com o passar do Campeonato a situação do Fortaleza está se complicando. Já se passaram 12 rodadas e, neste final de semana, a décima terceira que não deixa tempo para respirar.

Até agora, com sete pontos e vencendo o América Mineiro neste domingo o Fortaleza pode sair da lanterna, mas permanece na zona de rebaixamento. Entretanto, o primeiro passo precisa ser dado. Que seja neste domingo.

Admitindo que 46 pontos é quantidade necessária para, no mínimo, a permanência na Série A, o Fortaleza precisaria de ao menos 41 pontos nos próximos 26 jogos. São, por baixo, 13 vitórias e dois empates e a reação não pode mais demorar tanto a acontecer.

Mendoza faz falta

A contusão do atacante Mendoza contra o Atlético MG, na última quarta-feira, é o calo no sapato do técnico Marquinhos Santos. Lima é uma das opções de substituto e este também volta de contusão. Erick é outra opção.

O departamento médico alvinegro vai fazer um trabalho intensivo para que o atleta se recupere até a próxima quarta-feira, data do primeiro confronto contra o Fortaleza pela Copa do Brasil e os dois confrontos contra o Bolívar pela Copa Sul-Americana.

Foto: Felipe Santos/ Ceará SC

Mendoza vinha sendo o maestro do Ceará nas últimas partidas. Resta saber se o time vai manter a pegada e a forma de jogar sem o Speed.

Copa do Brasil para tirar a monotonia de 2022

Se esperava que houvesse somente três Clássicos-Rei em 2022. O da Copa do Nordeste terminou empatado. O Ceará venceu o primeiro confronto pela Série A. Agora, ambos se encontram pela Copa do Brasil mais uma vez.

No ano passado, o Fortaleza levou a melhor e tirou o Ceará após uma vitória por 3 a 0 no jogo de volta. O Ceará não quer deixar barato e o confronto já começa nesta quarta.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir