Na manhã desta quinta-feira (27/03), a Polícia Federal desencadeou a Operação Vale Voto para aprofundar investigações sobre crimes eleitorais registrados no primeiro turno das eleições municipais de 2024, em Maracanaú. A operação foi autorizada pela 104ª Zona Eleitoral do município.
Na ocasião, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em dois endereços. Os locais são uma residência, no bairro Pajuçara, e uma sala dentro da Secretaria das Relações Institucionais do Município, no prédio da Prefeitura.

As investigações começaram após denúncias recebidas no dia da votação, apontando movimentação suspeita de eleitores em uma casa. Diante dessas informações, agentes da Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, realizaram diligências no local e identificaram fortes indícios de compra de votos.
Quando abordados, alguns eleitores confirmaram ter recebido dinheiro em troca de apoio a determinado candidato. Logo depois, após outros depoimentos, a suspeita de um esquema organizado de corrupção eleitoral foi reforçada.
Os envolvidos na fraude poderão responder por crimes como compra de votos, associação criminosa e transporte irregular de eleitores. As penas combinadas podem alcançar até 13 anos de prisão, além de possíveis sanções eleitorais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.