PUBLICIDADE

Esquema de corrupção e tráfico liderado por policiais é desarticulado no Ceará

Uma investigação liderada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) desvendou um esquema criminoso envolvendo policiais militares, que atuaram em Fortaleza e na Região Metropolitana entre 2016 e 2017. Ao longo da operação, 22 policiais foram denunciados e 15 deles foram condenados por uma série de crimes, incluindo associação ao tráfico, comércio ilegal de armas, corrupção ativa e passiva, extorsão, peculato, roubo, receptação e uso de entorpecentes.

A investigação foi possível graças a interceptações telefônicas e provas coletadas pela Inteligência da Polícia Civil, além das fases das operações Gênesis e Saratoga, que foram conduzidas pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Essas evidências resultaram em quatro processos judiciais que levaram à acusação e condenação de 15 membros da corporação militar.

Esquema de corrupção e tráfico liderado por policiais é desarticulado no Ceará
Foto: Reprodução

A operação revelou o funcionamento de uma rede criminosa, liderada pelo policial militar Jeovane Moreira Araújo. Ele se aproveitava da estrutura policial para cometer crimes abertamente durante seu turno de trabalho. O grupo operava em conjunto com narcotraficantes, que atuavam como informantes, ajudando os policiais a identificar pessoas envolvidas em crimes.

Com essas informações, o objetivo era flagrar os suspeitos em flagrante, o que permitia aos policiais obter vantagens financeiras, bens e drogas. Outro esquema similar era chefiado pelo policial Paulo Rogério Bezerra do Nascimento.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir