PUBLICIDADE

“Esse lugar que estou é de todas as mulheres cearenses”, diz Jade Romero

Em entrevista exclusiva concedida à Rede ANC, a vice-governadora do Ceará e secretária das mulheres, Jade Romero (MDB), fez uma avaliação da sua gestão e do governador Elmano com quase 2 anos de mandato, das ações realizadas além da Copa do Mundo Feminina de Futebol, que terá o Brasil como sede em 2027.

Como Vice-governadora do estado desde 1 de janeiro de 2023, Jade Romero também acumula o cargo de secretária das mulheres. Casada com Marcelo Paz, presidente do Fortaleza Esporte Clube, ela é mãe de três filhos, e como mulher, ela sabe o peso que é ao ter que conciliar a vida em família com a rotina pública que os cargos lhe impõe. “Eu acredito muito que a minha missão é representar essas mulheres. Inspirar as mulheres para concretizar os seus sonhos”, diz ela.

Governança para as mulheres

Em entrevista ao apresentador Felipe Klisma para o ANC Entrevista, Jade falou das ações que sua secretaria tem feito justamente em prol das mulheres do estado, como também as ações do governo nos níveis estadual e federal. “Hoje o Ceará conta com 21 Casas da Mulher. Essa casa funciona como uma casa de proteção, mas também de promoção da autonomia econômica”, e que a integração é importante para que esse programa avance.

“Essa integração é fundamental, não só dentro do governo, mas também entre os governos e os municípios e hoje a gente tem essa rede de proteção aliada a outros a outros instrumentos, como a  solicitação de medidas protetivas de urgência pela internet, outros avanços como o Ceará Cred Mulher, que é crédito facilitado para negócios liderado por mulheres”, avalia ela, e que a secretaria liderada por ele possui a integração da secretaria com as demais secretarias e estruturas do governo.

De acordo com Jade, dos 184 municípios, cerca de 140 assinaram para aderir ao programa Ceará por Elas, que representa a integração dos setores do governo com os municípios em três frentes: Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora. “Espero que os novos gestores continuem essas políticas para as mulheres”, diz a vice-governadora sobre as parcerias no pós resultados eleitorais.

Feminicídio no Ceará 

A vice-governadora afirmou na entrevista que o feminicídio é um crime bárbaro e grave, e que a sociedade não pode admitir esse tipo de crime. “Uma mulher não pode ser morta por conta de ódio, por conta de um fim de relacionamento, de ciúme”, ressaltando que as ações promovidas fizeram com que “praticamente todos os feminicídas fossem capturados, entregues à justiça”, pois a maior parte desses crimes são cometidos por alguém conhecido, do núcleo familiar.

Copa do Mundo Feminina

Sede do evento da Fifa em 2027, Jade diz que o resultado das cidades escolhidas como participantes deve sair ainda em novembro, e que já recebeu a comissão da organização para inspecionar o estádio Castelão com a finalidade de receber os jogos, além de mostrar o s setor hoteleiro e as políticas públicas para mulheres que são promovidas.

“Mudou o sistema de som, mudou a iluminação que está linda, os telões que estavam falhando, são novos, a gente está fazendo uma nova entrada pro estacionamento para a entrada de veículos”, disse a vice-governadora sobre as melhorias que tem sido feitas para a melhor comodidade dos torcedores.

A entrevista completa com a vice-governadora e secretária das mulheres, Jade Romero, vai ao ar hoje às 19h, no canal oficial da Rede ANC no YouTube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir