PUBLICIDADE

Estação Científica da UFC em Jericoacoara terá museu e Jardim Botânico

Com a assinatura da ordem de serviço prevista para a próxima quarta-feira (14/01), a Universidade Federal do Ceará (UFC) avança na implantação da Estação Científica de Jericoacoara. A solenidade, gratuita e aberta ao público, ocorrerá no auditório do Polo de Convivência da Vila de Jericoacoara.

Autorizado pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, o empreendimento teve o alvará de construção e as licenças prévia e de instalação concedidos em abril do ano passado. A liberação permitiu a instalação do equipamento no centro da Vila, numa área onde funcionava o antigo mercado público.

Estação Científica da UFC em Jericoacoara terá museu e Jardim Botânico
Foto: Divulgação/LABOMAR

Prevista para ocupar uma área de 5.648 metros quadrados, a Estação Científica será implantada a cerca de 300 metros do mar. Para viabilizar a obra, a UFC concluiu, entre 2024 e 2025, os projetos básicos e executivos de arquitetura, paisagismo e engenharia.

Concluída a etapa de doação do terreno, a universidade deu início ao processo licitatório para definição da empresa responsável pela execução das obras. O certame foi finalizado em dezembro de 2025, com a escolha da Engenord, e contará com investimento aproximado de R$ 5 milhões, repassados pelo Governo Federal.

De acordo com o superintendente de Infraestrutura da UFC, Renato Guerreiro, a previsão é que os trabalhos tenham início em fevereiro de 2026. A estrutura contemplará gabinetes, laboratórios de pesquisa e o primeiro museu da história de Jericoacoara.

Estação Científica da UFC em Jericoacoara terá museu e Jardim Botânico
Foto: Divulgação/LABOMAR

Concebida como um complexo integrado de ensino, pesquisa e extensão, a Estação Científica será inserida no primeiro Jardim Botânico da Vila. O projeto reúne cinco equipamentos principais, entre eles o Museu de Jericoacoara, com exposições físicas e virtuais sobre o meio ambiente e a história local, além de laboratórios, gabinetes e espaços acadêmicos.

Além disso, o empreendimento contará com alojamento para 22 servidores, docentes e pesquisadores, bem como para 40 estudantes de graduação e pós-graduação. Também estão previstos um Centro de Formação e Escola de Turismo, com quatro salas de aula voltadas à qualificação profissional de moradores e visitantes, incluindo a futura graduação em Turismo Ecológico da UFC. A estrutura também prevê um centro de eventos com auditório multifuncional para até 300 pessoas.

A proposta inclui ainda jardins de chuva, bosques adensados, jardim sensorial, jardim de cactos, coleções de frutíferas e a implantação de um cinema ao ar livre. As informações são do paisagista responsável pelo projeto, Bruno Ary.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir