A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Estado comemora 15 anos de transplante de medula óssea

Os 15 anos do primeiro transplante de medula óssea realizado no Ceará, foram celebrados na manhã desta terça-feira (26), em solenidade realizada no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza. No dia 26 de setembro de 2008, o Estado realizou o primeiro transplante de medula óssea na rede pública de saúde.

A cerimônia contou com profissionais da saúde, pacientes transplantados, e a presença da titular da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, entre outros gestores públicos. Na oportunidade, profissionais que fazem parte dessa trajetória foram homenageados.

A parceria entre Hemoce e HUWC na realização dos procedimentos, já atingiu a marca de 769 transplantes de medula óssea realizados até o momento. O Ceará tem uma média de sobrevida dos pacientes transplantados de 95,3%, superior à média nacional, que atualmente é de 90%, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Em 2014, foi dado outro importante passo nessa trajetória. O Hemoce e o Hospital Walter Cantídio começaram a realizar o transplante alogênico, no qual a medula é de outro indivíduo. Antes eram realizados transplantes autólogos (com medula do próprio paciente).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir