Em Maracanaú, a inauguração de uma imagem que une as figuras de Padre Cícero e Monsenhor Murilo de Sá Barreto promete alavancar o turismo religioso local. A Prefeitura vai entregar o monumento nesta quarta-feira (26/03), às 17 horas, na Rotatória da Avenida 4 de Julho, no bairro Jereissati, conhecida como Rotatória do Caranguejo.
A obra, com 13 metros de altura, foi esculpida pelo artista Júlio Silveira e representa a fusão das figuras de Padre Cícero e Monsenhor Murilo, responsável por fortalecer a romaria de Juazeiro do Norte. O investimento foi de R$ 620 mil e a escultura é composta por uma estrutura metálica com poliuretano de alta densidade, fibra de vidro, resina, pó de pedra e pintura.

Além de líder religioso, Padre Cícero Romão Batista também se destacou na política, sendo o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, deputado federal e vice-governador do Ceará. O sacerdote, natural do Crato, ficou conhecido por um milagre eucarístico ocorrido em 1889. Na ocasião, uma hóstia se transformou em sangue durante uma missa em Juazeiro do Norte.
Embora tenha sido suspenso das ordens sacerdotais, Padre Cícero foi reabilitado pela Igreja Católica em 2015. Em agosto de 2020, o Papa Francisco autorizou seu processo de beatificação, o primeiro passo para sua canonização.
Monsenhor Murilo, por sua vez, defendeu a reabilitação de Padre Cícero. O sacerdote também desempenhou um papel fundamental no crescimento da romaria de Juazeiro do Norte, que hoje recebe milhões de romeiros anualmente.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.