
Pedro Lucas de Sousa Bezerra, de 18 anos, conquistou aprovação no curso de Medicina em três universidades públicas: a Universidade Regional do Cariri (Urca), a Universidade de Pernambuco (UPE) e, mais recentemente, na Universidade Federal do Cariri (UFCA). O estudante concluiu o Ensino Médio em 2025 no 2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macedo Júnior, em Juazeiro do Norte.
Na semana anterior, Pedro Lucas já havia sido destaque em reportagem da Seduc, quando somava aprovações na Urca e na UPE. Na ocasião, o jovem contou que seu maior sonho era ingressar na UFCA, instituição que considerava ideal para sua formação acadêmica. Com a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta quinta-feira (29), o objetivo foi alcançado. Agora, Pedro Lucas aguarda o início das aulas na graduação, no campus de Barbalha.
A opção pela Medicina, segundo o estudante, foi motivada pelo desejo de cuidar das pessoas, contribuindo para que tenham uma vida mais digna e saudável.
“Sempre gostei do ser humano, admiro nossa capacidade de pensar, construir relações afetivas, viver. Então, ser capaz de cuidar de um ser tão complexo e, consequentemente, trazer qualidade de vida para os que precisam foi o alicerce que baseou minha escolha de curso”, ressaltou Pedro Lucas.
A trajetória do jovem evidencia a importância da educação pública na transformação de vidas e reforça o potencial dos estudantes da rede estadual, que seguem conquistando espaço em cursos de alta concorrência nas universidades públicas do país.


