A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Estudante de Cariré é destaque em final de Olimpíada Brasileira de Neurociências

Representando o Ceará na final da Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN), Lucas Linhares, de Cariré, ganhou a premiação de menção honrosa na competição.

O aluno de escola pública tem 17 anos e foi o único cearense entre os 15 brasileiros finalistas na Olimpíada. Lucas está cursando a terceira série do ensino médio técnico em Desenvolvimento de Sistemas na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Guiomar Belchior Aguiar.

O jovem revel que passa por crises de epilepsia, devido a isso ele começou a ter interesse no âmbito da neurociências “Eu tenho epilepsia, que é um dos principais pontos da neurociência. Sempre tive curiosidade em saber como funciona o cérebro e como os ataques acontecem. Quando eu vi a Olimpíada com inscrições abertas, eu me interessei e me inscrevi na hora”, disse o estudante.

Além disso, Lucas afirma que a experiência na OBN lhe proporcionou conhecer outras pessoas interessadas na área . Consegui experiências boas. A troca de ideias com os melhores que estavam lá, não é algo que ocorre normalmente”, comentou o jovem.

Até chegar a final da olimpíada, Lucas precisou passar por uma etapa regional, no qual é dividida em duas fases. Durante a primeira, o jovem foi aprovado juntamente com outros alunos do Estado. Enquanto na segunda fase, Linhares foi um dos destaques e conseguiu a pontuação necessária para ir a final, que aconteceu de forma presencia no Rio de Janeiro no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Lucas afirma que chegou até a final com a ajuda de seus professores, que sempre motivaram a fazer olimpíadas. “Desde o começo eles me botaram nesse mundo”, disse o estudante.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir