
A Escola Dom Quintino, da rede municipal do Crato pela primeira vez, conquistou premiações na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os estudantes do 9º Ano A, Ana Clara Vieira Maia e Ian Mateus Costa Norões, se destacaram entre milhares de participantes de todo o país. Ana Clara conquistou medalha de bronze, enquanto Ian recebeu menção honrosa, colocando o nome da escola , e do Crato, no cenário nacional da educação. A Dom Quintino foi a única escola da rede municipal a representar o município
A ONEE tem como objetivo estimular a conscientização sobre o uso responsável da energia e promover o aprendizado por meio de atividades dinâmicas, que envolvem gamificação e desafios interativos voltados a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental.
Um dos maiores exemplos dessa jornada é o de Ana Clara Vieira Maia, aluna com deficiência (PCD), diagnosticada com AME acentuada e usuária de muletas. Sua superação e determinação se tornaram inspiração para toda a comunidade escolar. “Fiquei muito feliz por representar minha escola e mostrar que todos nós temos potencial. Dediquei-me bastante e contei com o apoio dos meus professores e amigos. Essa conquista é coletiva”, celebrou a estudante.
Para a diretora Otília Pereira, o resultado reflete o empenho conjunto da equipe da escola. “Essa é uma grande conquista para nossos estudantes, para a Dom Quintino e para todo o município. Mostra que, com incentivo e dedicação, nossos alunos podem ir longe e alcançar resultados de destaque em nível nacional”, frisou.


