PUBLICIDADE

Estudantes e professores da rede pública cearense foram selecionados para intercâmbio em Portugal

Um total de 18 estudantes e dois professores de escolas públicas municipais de Itatira e Santa Quitéria, no Ceará, que participam do projeto “Era Uma Vez… Brasil”, vivenciarão um outro lado da História do Brasil, viajando além-mar e descobrindo in loco as similaridades e diferenças entre as culturas de Brasil e Portugal durante 10 dias. Ou seja, na prática, todos respirarão história.

Os nomes dos intercambistas que embarcarão em novembro próximo foram divulgados em dois eventos realizados nos últimos dias de agosto, em Itatira e Santa Quitéria (CE), respectivamente. Momento em que foi marcado também, o lançamento de um livro de histórias em quadrinhos e de quatro filmes curtas-metragens, produzidos pelos alunos durante as etapas do projeto. Serão selecionados no total, 120 brasileiros para o intercâmbio de 11 cidades de quatro estados.

Recontar a História do país é a finalidade do “Era Uma Vez…Brasil” que trabalha em sala de aula narrativas não mostradas pelos livros didáticos tradicionais, além de exaltar a importância dos povos originários na construção histórica do país. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o projeto estreia no Ceará em 2023, mas já soma sete edições gerais que vêm sendo realizadas em várias cidades brasileiras. O recorte temático do projeto neste ano é: “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”.

A iniciativa desenvolve desde março, uma jornada de conhecimento com atividades de arte-educação que acompanham todo o ano letivo das escolas municipais, impactando alunos e professores. Já aconteceram duas etapas: a “Fatos Históricos” e o “Campus de Arte-educação”. O projeto chegou a contar em Santa Quitéria e Itatira, com 667 estudantes inscritos, mobilizando 38 professores de História e 32 escolas.

O “Era Uma Vez…Brasil” contou ainda, na região, com a indispensável parceria do Consórcio Santa Quitéria, patrocinador do projeto, e o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O projeto é apoiado pelo Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e, também, do Ministério da Cultura.

A representante de Responsabilidade Social Corporativa do Consórcio Santa Quitéria, Érica Palhares, comentou: “chegamos na fase decisiva do projeto e estamos muito felizes pelo resultado como um todo. Os alunos e professores de Santa Quitéria e Itatira tiveram um grande engajamento no projeto e isso irá gerar benefícios na região por meio da educação e da cultura. Esperamos que todos que participaram do projeto e, principalmente, os selecionados, passem a ser agentes multiplicadores, vivenciando experiências fora do País e auxiliando no fortalecimento da identidade brasileira, com um olhar diferente do que nos foi ensinado sobre nossa história”, pontuou.

Intercambistas

Integram a lista dos viajantes cearenses divulgados, a professora Ianne Gabrielle Pinto Maciel, do Colégio Dona Livramento Araújo, em  Santa Quitéria, e o professor Ronaldo Rodrigues de Oliveira, da E.E.F. José Pereira, em Itatira. Já entre os alunos selecionados de Itatira estão: Gabrielly Aparecida Ferreira da Silva, da Escola Municipal Adelidia Magno de Oliveira; Maria Isabelly Viana de Sousa e Sofia Sousa Sena, da Escola Municipal 13 de Maio; Yuri Emanuel Silva Medeiros e Paulo Anderson Sena Lopes, da Escola Municipal José Pereira Sobrinho; Hellen dos Santos de Oliveira e Joabi de Sousa Ribeiro, da Escola Municipal 7 de Setembro; Luana Maria Castro dos Santos e Maria Fernanda Santos Honorato, da Escola Municipal José Paulo de Souza – Ceru.

E entre os estudantes selecionados de Santa Quitéria estão: Giselle de Castro dos Anjos Carneiro e Matheus de Sousa da Silva, da Escola Municipal Dona Livramento Araújo; Everardo Melo Braga, da Escola Francisco Paiva Rodrigues; Ana Camille Martins do Nascimento, da EMEF Benedita Albuquerque; Maria Josilanne Sousa Lopes da Silva, da Escola Francisco de Assis Parente;  Ana Clara Morais da Silva, da EMEF Cel Arthur Themotheo; Ana Alicia Lima Andrade e Saullo Medeiros Lima, da EMTI Profª Antônia Lúcia Sales de Andrade e Antônia Ingredi Ferreira e Farias, da Escola Jocundo da Cunha Parente.

Também foram lançados, além do anúncio, o livro de histórias em quadrinhos (HQs): “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”, que reúne 100 histórias escritas e ilustradas pelos participantes durante a primeira etapa do projeto, e ainda, quatro filmes curtas-metragens produzidos pelos estudantes que avançaram para a segunda etapa, o Campus de Arte-Educação, realizado em junho deste ano. Os filmes foram desenvolvidos em equipe pelos jovens – do roteiro à filmagem -, contando com auxílio de uma equipe especializada apenas para a edição.

O Intercâmbio

Os professores e alunos vivenciarão e trocarão experiências culturais durante dez dias em Portugal. A viagem a ser realizada em novembro próximo, contará com visitas a pontos históricos e os estudantes visitarão escolas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros apresentarão ainda, os produtos produzidos por eles, durante as etapas do projeto: 20 curtas-metragens e o livro de HQs.

O projeto passou a mobilizar, simultaneamente, com a inclusão do Ceará neste ano, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades brasileiras. Além de Santa Quitéria e Itatira, o “Era Uma Vez… Brasil” acontece em Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; em Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia. Ao todo, foram mais de 4,4 mil estudantes inscritos em todo o país.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir