O novo estudo do Todos Pela Educação oferece uma análise da evolução do aprendizado no Brasil após a pandemia. Com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a pesquisa revela que o ensino público brasileiro ainda não atingiu os níveis de aprendizado anteriores à pandemia e que as desigualdades educacionais aumentaram nos últimos anos.
A análise considerou o desempenho de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O foco foram os estudantes da rede pública.
Desigualdade Racial e Socioeconômica
No 9º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, 45,6% dos alunos brancos e amarelos alcançaram o nível adequado em Língua Portuguesa, enquanto apenas 31,5% dos estudantes pretos, pardos e indígenas atingiram o mesmo nível. Essa disparidade, que era de 9,6 pontos percentuais em 2013, cresceu para 14,1 pontos percentuais em 2023. Em Matemática, a diferença também aumentou, com um crescimento de 2,4 pontos percentuais em uma década.
No 5º ano do Ensino Fundamental, a defasagem entre esses grupos foi de 9,5 pontos percentuais em Matemática e de 0,3 pontos em Língua Portuguesa. No Ensino Médio, a desigualdade racial se manteve, com um aumento de 2,9 pontos percentuais na distância entre os grupos em Língua Portuguesa, enquanto em Matemática houve uma queda da diferença.
Estados e Municípios
Em 2023, aumentou o número de estudantes com desempenho abaixo do básico quando comparados a 2019. O grupo de 46 municípios de grande porte, que inclui as 26 capitais e outros 20 municípios com mais de 500 mil habitantes, também mostrou uma queda nos índices de aprendizagem, especialmente em Matemática. No entanto, algumas cidades se destacaram por conseguirem avançar, registrando melhorias nas duas disciplinas.
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