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Estudo mostra que 27,9% dos consumidores de Fortaleza gastarão mais na Black Friday

Marcada para essa sexta-feira (29/11), a Black Friday se consolidou como uma das datas mais aguardadas pelos brasileiros. Apenas o Natal e o Dia das Mães superam em importância no comércio. Em Fortaleza, a principal motivação dos consumidores é aproveitar as promoções para antecipar as compras de Natal ou adquirir produtos essenciais com descontos.

Uma pesquisa realizada pela Fecomércio, com apoio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), revela que 32,5% dos consumidores cearenses esperam gastar menos este ano. Enquanto isso, outros 27,9% pretendem investir mais nas compras. Além disso, fatores como a economia durante o ano e o recebimento do décimo terceiro salário também influenciam as decisões de compra.

Os itens mais procurados durante a Black Friday são eletrodomésticos, roupas, calçados, artigos para o lar e smartphones. No que diz respeito à forma de pagamento, o cartão de crédito é a escolha principal, sendo citado por quase 50% dos entrevistados. Em seguida, aparecem outras alternativas, como Pix, dinheiro e cartão de débito.

Estudo mostra que 27,9% dos consumidores de Fortaleza gastarão mais na Black Friday
Foto: Reprodução

Entre os consumidores mais jovens, a intenção de compra é mais acentuada. Aproximadamente 69% dos indivíduos com idades entre 18 e 24 anos, e 61% dos que têm entre 25 e 34 anos, demonstraram interesse em aproveitar as promoções.

Embora o e-commerce esteja em alta, as lojas físicas ainda são preferidas por metade dos consumidores (50%), com 49% optando pelas compras online. Apenas uma pequena parcela (4%) planeja aproveitar os dois meios e 5% afirmam não saber ainda como realizar suas compras.

A pesquisa aponta que, para encontrar os melhores preços, muitos consumidores preferem esperar até o final do dia. Isso porque acreditam que os descontos mais vantajosos surgem nesse momento. De acordo com a pesquisa, a maior parte dos compradores cearenses (43,94%) planeja gastar entre R$ 1.000 e R$ 4.000. Outros 27,05% pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 500.

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