Na entrega do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), realizada nesta segunda-feira (20/11), o governador Elmano de Freitas teceu declarações sobre a postura do Estado em relação ao combate à criminalidade. Segundo o Chefe do Executivo, é preciso reconhecer o “verdadeiro inimigo” e punir figuras que têm se aproveitado da juventude do Ceará, fazendo referência aos traficantes que comandam organizações criminosas no Estado.
Na oportunidade, Elmano foi taxativo e detalhou como o Cisp deve auxiliar nesse desafio. “Eu quero prender todos os traficantes, mas aquele que eu mais quero prender é o que está na mansão no luxo, botando nossa juventude para vender droga e para se matar. Esses são nossos principais inimigos: estão tomando vinho e whisky caro e pagando de pessoas de bem, quando na verdade são os que comandam o crime organizado do nosso país”.
De acordo com Elmano, o fortalecimento das Forças de Segurança e os investimentos na área vêm para estruturar os profissionais contra aquilo que ele definiu como “gente poderosa”. “Às vezes essa pessoa nem do Ceará é. É alguém muito ganancioso que está morando em uma mansão, sendo dono de negócio de droga e colocando jovem pobre contra outro jovem pobre para disputar território ou vender drogas nas periferias da nossa cidade. É por isso que eu digo: precisamos integrar porque é gente poderosa, mas não tem problema. Nós queremos achá-los, identificá-los e prender todos eles”, afirmou.