Eusébio é o município com maior geração de empregos formais na economia criativa, alcançando nota 100 no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O ranking nacional revela Eusébio em primeiro lugar, seguido por Barueri (82,92) e São Leopoldo (55,95). Fortaleza figura na décima posição, com 44,34 pontos.

O setor criativo emprega 13,42% dos trabalhadores formais de Eusébio, enquanto Fortaleza registra 5,96%. As áreas avaliadas incluem design, moda, publicidade, artes, tecnologia, games e audiovisual. O levantamento analisou 418 cidades com mais de 80 mil habitantes, que representam 60% da população brasileira.
Desafios
Além de Eusébio e Fortaleza, Quixadá também se destaca no Estado, com 3% dos trabalhadores formais inseridos no setor. Ainda assim, a mediana dos municípios cearenses é de 0,94%, abaixo da mediana nacional, de 1,05%.
No entanto, especialistas apontam que o Ceará possui grande potencial para expandir a economia criativa, com áreas como moda e audiovisual se destacando. O fortalecimento do setor, por sua vez, depende da ampliação de seu impacto sobre outras atividades econômicas.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


